sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ULTIMATO!

Ontem recebi a última edição de 2009  da revista Ultimato. A Revista é daquelas que fanático não gosta de ler , e os enganadores, ou criticam , ou propositadamente escondem do público.É comum nesse mês surgirem vários comentários a respeito do nascimento de Jesus. Me chamou a atenção a matéria de capa , que fala da morte do Mestre.Porque no nascimento de Cristo o autor resolveu falar de sua  morte ?  Na conclusão do texto o autor explica:

"O sofrimento é tão grande que o suor de Jesus fica vermelho, transforma-se em gotas de sangue, cai no chão  onde está o seu rosto(em termos médicos, o que acontece é uma hematidrose). O sofrimento é tão grande que vem ao seu encontro um anjo do céu que o conforta e lhe dá bom ânimo , ajuda indispensável para quem precisa vencer uma batalha ou uma tentação. Trinta e poucos anos antes , uma multidão do exército celestial havia irrompido nos céus de Belém para comunicar e festejar o nascimento de Jesus (Lc 2.13-14)."

"...caminha para a cruz, toma sobre si  a iniquidade de todos nós, derrama sua alma na morte e realiza plenamente o seu projeto!"

Comentário: Não podemos nos esquecer que aquela criança que nasceu num estábulo, e que no seu ministério de 3 anos , palmilhou a Palestina (caminhou quase 400 km), sofrendo perseguição  , sendo tentado até a morte na cruz para  nos salvar, ressuscitou no terceiro dia e que hoje é o caminho a verdade e a vida.E que , segundo a Biblia,é o único meio pelo qual nós podemos chegar até Deus. 
  
FELIZ NATAL E UM ANO DE 2010 COM MUITA PAZ E AMOR 
AOS MARCELOS, ALEXANDRE, MENEGON ,ANDRÉ,BLUESBRASIL E AOS PENSADORES DE PLANTÃO...  E OS DE PLATÃO TAMBÉM!

domingo, 13 de dezembro de 2009

OS CAMINHOS DA MÚSICA. CENAIR MAICÁ E O CANTO DOS LIVRES.

O cantor missioneiro Cenair Maicá  viveu pouco , mas deixou uma obra de grande valor cultural para o Rio Grande do Sul. A música Canto dos Livres é uma amostra do espirito crítico de Cenair que nasceu em Tucunduva em 03 de maio de 1947. Abaixo um verso da música Canto dos livres que é a que eu  mais gosto:


...
Hay os que cantam desditas de amores     
Por conveniência para agradar senhores
Mas os que vivem a cantar sem patrão
Tocam nas cordas do seu coração

Quisera um dia cantar com o povo
Um canto simples de amor e verdade             
Que não falasse em misérias e nem  guerras
Nem precisasse clamar liberdade

No cantar de quem é livre
Hay melodias de paz
Horizontes de ternura
Nesta poesia de andar
...


Cantar um hino de paz e beleza
Longe da prisão dos homens, da fome
Prá nunca cantar tristeza



Quando eu caminhei pelo Caminho das Missões em Julho do ano passado  no Rio Grande do Sul ,me hospedei num tradicional ponto de comércio: Um Bolicho(um dos últimos no Rio Grande do Sul) do Sr. Matos que me contou muitas histórias da cultura gaúcha na beira da lareira ,degustando um bom chimarrão e ouvindo músicas de Cenair Maicá.


Canto dos Livres  foi a trilha sonora do "Caminho" do Bolicho até Santo Ângelo

A MÚSICA MISSIONEIRA

Ao vencer o 7º Festival de Folclore Correntino em 1970 na Argentina com Fandango na Fronteira , cuja composição é de autoria de Noel Guarani , Cenair fez a entrada triunfal na história da música gaúcha. Foi a consagração de ambos e  por Hortaça em 1966 quando lançaram um manifesto reivindicando uma nova arte missioneira pautada na herança guarani.
Depois do Festival Correntino , Cenair e Noel Guarani , gravaram um disco compacto, Filosofia de Gaudério naquele mesmo anoEm 1978, porém, viria o disco solo de Cenair, Rio de Minha Infância. O rio Uruguai é o mote do disco. Cenair também retrata,através da música, sua gente sofrida  , os indios ,as agruras que atravessava a gente humilde do interior.A história da cultura gaúcha na região das missões pode ser dividida em antes de Cenair e depois de Cenair já que antes de Cenair os senhores feudais eram donos da história e da cultura.

       


CAMINHOS
(Cenair Maicá)

Pelos caminhos que me levam ao meu povo,
Quero chegar nas torres de São Miguel
Olhar ao Longe, beber do horizonte
Cruzar,os rios, campos e monte
Num tropel

Sentir nos ventos que sopraram em outros tempos
A história viva dessa raça guarani
Traço da união...

Que Deus me guie
Ao bravo povo de Sepé...

Pois na memória de seus filhos vive ainda
O mesmo caminho que trilharam outros pés
Pelas noites, entre os brilhos das estrelas
reluz de guia o lunar do indio Sepé


            Ruínas de São Miguel - Caminho das Missões




NOTA:Os que cantam "desditas de amores por conveniência para agradar patrão" senhores feudais ou  latifundiários nós sabemos muito bem quem faz isso...São os breganejos e cia.                                                                                  

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OS CAMINHOS QUE OS CRISTÃOS DEVEM SEGUIR A PARTIR DA CONFERÊNCIA DE COPENHAGUE

Caminho das Missões
Hoje começou a Conferência da ONU  sobre as mudanças climáticas que será importante para que os lideres das nações possam entrar num acordo sobre a diminuição das emissões de gases poluentes na atmosfera.Ponto importante para  controlar mudanças climáticas.A Conferência vai até o dia 18 de dezembro.
               Cheguei do serviço meio cansado e decidi ir conversar com meus pais na casa deles que fica ao lado da minha. Encontrei minha mãe do mesmo jeito que ela sempre fica no final de tarde. Sentada , saboreando um chimarrão , do lado a biblia e um exemplar de No Cenáculo na mão. No Cenáculo é um guia devocional diário , interdenominacional, internacional e inter-racial públicado em 41 linguas. Ela prontamente me serviu o chimarrão e me passou a revista , cujo assunto do dia(hoje) era sobre a Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas:
              
                    DIGA OBRIGADO

PN Cerro Corá - PY
"Durante a Conferência Mundial do meio Ambiente, que ocorre agora na Dinamarca,serão colocados no altar das igrejas em muitos cultos religiosos três objetos incomuns: uma pedra, um grão de milho e um fragmento de coral. As pedras vêm da Groenlândia   : o milho do Maláui: e os corais do Pacífico. Eses objetos nos lembram que as mudanças climáticas causadas pelo nosso comportamento afetam as pessoas em todo o mundo.O aquecimento Global elevou a temperatura do oceano que banha a Groenlândia, fazendo  com que os peixes desapareçam, impossibiliatando que muitas familias se alimentem. O milho representa a seca que gera a fome dos camponeses pobres do Maláui. O coral nos lembra das ilhas do oceano Pacífico inundadas por causa da elevação do nivel da àgua: famílias perderam tudo e fugiram.
Deus nos deu espaço para viver,plantar e pescar, mas nossos atos estão destruindo a terra e a vida das pessoas. Ganância e consumismo são pecados,  e essa mentalidade descartável infecta nossas relações uns com os outros. Nós pensamos que podemos usar e descartar seres humanos. Mas Jesus nos ensinou a considerar os outros nossos irmãos  e irmãs e a ver o mundo como uma preciosa dádiva de Deus."

ORAÇÃO: Generoso Deus, graças por tuas preciosas dádivas que permitem a todos/as nós viver. Ajuda-nos a honrar o planeta em que vivemos e uns aos outros. Em nome de Jesus. Amém.

                                              PENSAMENTO PARA O DIA
                         Deus criou a terra para nos sustentar: nós mudamos isso.

                          ANDERS GADEGAARD(COPENHAGUE, DINAMARCA)
                                   Oremos pelas pessoas que enfrentam a seca

                                                                                                             MEDITE:MATEUS 4







                        

sábado, 5 de dezembro de 2009

TREKKING NA ILHA GRANDE-RJ.

Em Fevereiro de 2008 caminhei em duas trilhas na Ilha Grande - RJ de Vila do Abraão à Dois Rios, Abraão à Lopez Mendes circuito Abraão. A Ilha  é Distrito de Angra dos Reis localizada na Baia de Sepetiba.
Dessa vez fui acompanhado da minha esposa Fernanda.Na realidade o meu sonho é dar a * volta na Ilha considerada por mim como uma amostra do paraiso.Infelizmente não deu para fazer a volta no sentido horário ,devido ter tirado apenas doze dias de férias e ter passado no Rio para visitar uns amigos e daí um chopp aqui outro alí , passeio em Paquetá, Copacabana , Cristo etc... acabei ficando cinco dias.Do Rio fomos de ônibus até Mangaratiba e depois pegamos à barca para a Ilha.
Ficamos hospedados num camping  cerca de cinco dias com um casal de cariocas muito simpático o Júnior e a Dani.
Fiquei contente ao saber que ali como em Paquetá não circula carros ou qualquer outro veiculo automotor somente o ônibus da PM.Eu tinha lido pouco a respeito da Ilha ,sabia apenas sobre o Presidio Federal  famoso por acolher presos politicos, o livro Memórias do Carcere e desrespeitar os direitos humanos.


A trilha de Abraão à Dois Rios

Esse trilha nós fizemos em cerca de duas horas de caminhada com paradas para fotos, beber àgua e fazer lanches num único bar da Vila próximo ao presidio.
O casal carioca nos guiou , pois eles conhecem o local muito bem , já faz mais de 6 anos que eles visitam esse paraiso regularmente.A dificuldade maior é no inicio aonde a gente sobe um morro , no meio da mata, logo depois já surge uma estradinha que vai atá a Vila e depois à praia.Antes de chegar passamos por um corredor de palmeiras muito bonito.


O FANTASMAGÓRICO PRESIDIO FEDERAL DA ILHA GRANDE E ...A VILA FANTASMA

Do Presidio só restam o pavilhão principal e o muro e uma guarita em pé o resto foi tudo implodido por ordem de Leonel Brizola em 1993 . Por que será?




Por ali passaram  presos politicos e presos comuns.Graciliano Ramos escreveu ali Memórias do Cárcere entre janeiro de 1936 e março de 1937 na ditadura de Vargas . Existe uma Vila chamada de Vila fantasma que é aonde os funcionários do presidio moravam. Hoje restam poucas casas habitadas (cerca de três) por familiares de Pm's . Existem também uma lanchonete e uma capela o restante das habitações estão todas abandonadas , muitas tomadas pelo mato.Conhecemos um senhor que já virou lenda  por ter sido o último presidiário e que se acostumou no local e não quis mais ir embora para sua terra natal.
A entrada na Vila de Dois Rios é controlado por guardas que anotam o nome de cada visitante.O único veículo automotor que circula é o ônibus da PM.



Da Vila nós passamos pelo presidio que fica a uns 500 mts e pela extensão da Universidade e chegamos a paradisíaca praia de Dois Rios onde desfrutamos dos prazeres frugais.Afinal ser frugal é um atalho para a felicidade segundo o Taoismo.




No terceiro dia fiz sozinho a trilha de Abraão à Lopes Mendes. O casal amigo , Fernanda e um grupo de ecoturista de Vitória que estavam acampados conosco foram de barco e eu um trekker de carteirinha fui pela trilha . Para  chegar a Lopes Mendes , a praia dos surfistas, passei por cerca de três praias praticamente desertas somente com ancoradouros e lancherias.Maravilhosas!

  
    Quando se chega nos pontos mais alto das trilhas a gente tem uma visão como essa da foto


Conhecemos também às Ruinas do Lazareto que era usado para a quarentena dos viajantes que iam para o Rio de |Janeiro e São Paulo no séc. XIX.

A preservação da mata atlântica da Ilha é um fato elogiável, mas a preservação da sua história que faz parte da história do Brasil  me parece que estão fazendo questão de que seja tudo esquecido.

Estou planejando fazer a volta a Ilha e escalar o Pico do Papagaio provavelmente em Novembro 2010

      
                                   Vista do Pico do Papagaio

* A volta à Ilha é feito em cerca de sete dias.

OS CAMINHOS DA MÚSICA.CANTORA LIRICA NA CATEDRAL METODISTA EM NITERÓI

A Catedral Metodista de Niterói estará recebendo no próximo dia 13/12/2009 a cantora lirica Eliseth Gomes . Sendo uma das mais renomadas cantoras lirica do país.Começou sua carreira apresentando a ópera Porgy and Bess no teatro municipal do Rio e estreiou internacionalmente nos teatros Comunales de Bologna e no Reggia Emilia, na ópera La Traviata. Apresentou-se com sucesso na Suiça, Espanha  e Portugal.Apresentando-se regularmente como solista, tendo cantado obras como:Stabat Mater de Rossini,  Réquien de Verdi,Réquiem de Bhahms,Missa Solemnis e Nona Sinfonia de Beethoven,Bachianas brasileira nº5 de Heitor Villa-Lobos e outras grandes obras.Já atuou sobre a regência de maestros como Julio Medaglia,Warren George Wilson,Holger Kolodziej ,entre outros. Eliseth gomes estará se apresentando ás 10:30 e ás 19:30 na Catedral Metodista de Niterói à av. Feliciano Sodré, 568.Na parte da manhã a pregação ficará a cargo do rev. Evaldo berenguer( Catedral Presbiteriana do Rj) e à noite o predicador será  o Bispo Paulo Lockmann(metodista).