quinta-feira, 27 de maio de 2010

MARCHA DA COLUNA PRESTES.IMPORTANTE TRILHA DO RIO GRANDE DO SUL

Uma das mais importante trilha do Rio Grande do Sul pode ser feita através da chamada Marcha da Coluna Prestes organizada pela Agência Caminho das Missões.


O TRAJETO
A trilha começa na Linha Férrea , passa pela fonte do Acampamento do Batalhão Ferroviário e vai até a Comunidade do Sossego, Ponte de Ferro contruida por Prestes, a Estação Férrea  e a Cascata do Comandaí, e o Balneário Porto Crista , finalizando nos vinhedos do Sr. Willibaldo (degustação de vinho e embutidos).



A HISTÓRIA
A Coluna Prestes que ocorreu entre o ano de 1924 e 1926  é considerada a maior marcha revolucionária da humanidade, foram  25.000 km percorridos em território brasileiro.

A AÇÃO
Haverá ações que lembram a Semana do Meio Ambiente

PRÓXIMA SAIDA
06 DE JUNHO À PARTIR DA ESTAÇÃO FÉRREA PRÓXIMO AO TEATRO ANTÔNIO SEPP

INFORMAÇÕES: WWW.CAMINHODASMISSOES.COM.BR        (55)3312 96 32

segunda-feira, 17 de maio de 2010

FILOSOFIA .A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA CONSCIENTIZAÇÃO POLITICO-SOCIAL.

Quando eu estava cursando  o ensino médio, estávamos ainda no regime militar(1983) . Existia na época a matéria de OSPB - Organização Social e Politica Brasileira que ensinava apenas quem eram as autoridades constítuidas no poder em todos os niveis(municipal, estadual e federal), as divisões territoriais, simbolos nacionais....As matérias de Filosofia e Sociologia tinham sido banidas da escola desde 1971,  retornando como obrigatória por lei em 2008, 25 anos depois do fim da ditadura (viva la democracia!) .E mesmo assim , hoje temos pouco cursos de filosofia como não temos ópera e conservatórios para que o povo possa ter um parâmetro para julgar , se é bom ou ruim o que escutam em termos de música. 

                                                                              
Aqui no "interiorzão" do Brasil só sabia o que era filósofo e filosofar quem ouvia o Raul Seixas. Lembro-me como se fosse hoje quando irmão Sérgio da igreja, que no desespero daqueles tempos dificeis, virou traficante para fugir da miséria e acabou preso.Sendo acusado de comunista foi levado para o temido Presidio Federal da Ilha Grande.Esse mesmo irmão, veio do Rio e  nos trouxe uma fita cassete do Raul Seixas para ouvir, e nos disse que Raul era um músico-filósofo.                                                                         
Vejam, senhores! Pessoas(crianças) humildes ouviam músicas de filósofo,corria o ano de 1974.  Em 1983, numa danceteria ,eu ouvi  pela primeira vez a música Geração Coca Cola da Legião Urbana e gostei  muito, da música "Geração Coca Cola" : "Depois de vinte anos na escola não é dificil entender, toda a tramóia desse jogo sujo, não é assim que tem que ser". Depois disso comecei a me interessar pelas bandas de rock de Brasilia : Plebe Rude, Capital Inicial, Legião Urbana, Paralamas. Posso dizer que quem estimulou meu  senso critico, JÁ QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA MATÉRIA DE FILOSOFIA, foi a música dessas bandas, alguns religiosos que estavam preocupados com o futuro da nação,  literaturas sobre democracia e socialismo.




 "Nas favelas no senado sujeira prá todo lado, ninguém respeita a constituição , mas todos acreditam no futuro da nação."













  

domingo, 16 de maio de 2010

SOS ALDEIA MARARI. ASAS DE SOCORRO E MISSÃO NOVAS TRIBOS DO BRASIL.

Missionários Ana e Ivan Nogueira relatam o drama do povo yanomani.

Adultos pálidos , magros , crianças chorando , o quadro na Aldeia Marari - AM é desanimador. O povo yanomani enfrenta uma seca intensa, sem precedentes, que já dura 6 meses. Acostumados com a fartura das bananeiras, da caça e da pesca, cerca de 1000 yanomanis daquela região têm resistido bravamente a grande estiagem. Mas, mas aos poucos, os frutos ficaram escassos , e os animais foram sumindo. Agora, mesmo mesmo acordando cedo e percorrendo ongas distâncias, voltam para casa ao entardecer, sem comida, sem forças, sem esperança.

Aldeia Yanomani 

A equipe  da Missões Novas Tribos do Brasil que atua no local informou que em cada rosto yanomani estava estampada a emoção. O motivo? A farinha azeda diferenciada , o "tehi" que chegou , no primeiro vôo de Asas de Socorro. A  farinha para eles seria como o arroz para nós. Foi uma festa. Muitos pareciam não acreditar! As crianças correram de um lado para outro e brincaram como antes.                                           

ASAS DE SOCORRO
É a única organização que opera uma estrutura de aviação com objetivos sociais e filamtrópicos. Tem uma frota com 11 aeronaves, uma Escola de Aviação/Oficina Aeronáutica e seis bases de operações.              
Seu corpo de colaboradores , é formado por cristãos, que motivados pelo desejo de servir ao próximo e a Deus , colocam a disposição suas vidas e profissões na áreas de Aviação(pilotos e mecânicos)Saúde , Educação,e outras àreas ligadas à Cultura e Desenvolvimento Social. Além das atividades administrativas de apoio. Atende a mais de 40 mil pessoas em comundides carentes e isoladas, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.       






                         


sábado, 8 de maio de 2010

SERTANEJO UNIVERSITÁRIO E A IDENTIDADE SERTANEJA.

Sou uma pessoa do campo , um caipira , um verdadeiro homem do sertão, tanto que , talvez , seja por isso que gosto de caminhar pelos sertões, curtir a natureza através do esporte de caminhada (trekking).  O que eu não consigo entender é como pessoas(como por exemplo alguns participantes de duplas e muitos outros ) que nunca moraram no campo , nunca pegaram no cabo da enxada , nunca plantaram uma semente de milho, nunca tocaram gado, dizerem que são sertanejo. O fato de você ir prá fazenda uma vez por semana,ou ir e vir da lavoura prá cidade, ou plantar soja ou vender adubos e pesticidas não significa que você é sertanejo; o fato do seu pai ter labutado no campo e você ter sido criado na cidade , não significa que você é sertanejo; o fato de você se trajar como um cowboy, muito menos! E quando a moda passar o que você vai fazer?  Mesmo quando não era moda ser sertanejo eu não negava a minha origem de sertanejo e caipira. Então, vejamos como o dicionário Michaelis define o sertanejo:  1- Relativo ao sertão. 2 - Próprio do sertão. 3 Que vive no sertão. 4. Rude, caipira.  5. S.M. Homem Sertanejo.


Sitio na localidade de Àgua Santa-MG

Um exemplo de sertanejo que posso citar, é alguns muitos assentados   que conheci, que sempre moraram, trabalharam e estão criando os filhos no campo. 

Na realidade ser caipira ,ser sertanejo, é um estado de espirito, e todo o produto artístico sai da alma e a música cantada é mais sobre as coisas do campo do que dor de cotovelo.

Pensamento: Sertanejo e caipira podem até ser analfabetos , devido a poucas oportunidades ,escolas rurais, "décadas e décadas"de  pouco investimento do estado na educação e o trabalho duro na agricultura de subsistência.Mais brega, nóis nao é não! E também não somos sinônimos de alcoólatra ou frequentador de cabaré, conforme sugere um trecho da música abaixo.

Sertanejo Universitário(!?)

"Mas pega fogo, cabaré
Hoje eu não arrédo o pé
Pode vir que eu estou no ponto

 filé...só filé

Se a mulherada é de primeira,
Fico até segunda feira
Bebo até ficar tonto"

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CAMINHOS TORTUOSOS DO PIG. BBB É LIDER EM BAIXARIA SEGUNDO DIREITOS HUMANOS.

o site www.éticanatv.org.br  realizou seminário  hoje e divulgou o ranking da baixaria na tv.

 BBB - "BIG BREGA BRASIL"  foi considerado o campeão da baixaria na televisão brasileira. 

"Quem financia a baixaria é contra a cidadania"  




segunda-feira, 3 de maio de 2010

CAMINHOS DO CINEMA. FILME:O LIVRO DE ELI . A ESTÓRIA DE UM PASTOR ANDARILHO.ESCONDAM SUAS BIBLIAS

Assisti ontem O Livro de Eli que se passa num ambiente pós-apocaliptico. É um tipico filme cult que escapa do grande público. O filme se detém no personagem principal , um  andarilho, de mochila e tudo mais,  cujo objetivo é levar um único exemplar de um livro sagrado para o oeste em direção ao pôr do sol . Adivinhem que livro é esse. Já pensaram no trabalho que deu para espalhar esse livro sagrado na terra e de repente só existir um exemplar.    






Com Denzel Washington no papel principal e o excelente ator  Gary Oldeman no papel  de Vilão ou bandidão da estória.O filme lembra muito Mad Max e A Estrada, pois se passa num cenário de destruição, deserto,melacólico, cinza , aonde a àgua é escassa. 
Numa América devastada  Eli tem uma missão, entregar o livro para pessoas do bem, só que para chegar lá, terá que passar pelas pessoas do mau.  O pastor Eli é um cordeiro que tem que ser um lobo contra a bandidagem(no caso a turma de Carnegie, personagem de Gary Oldeman) , que querem o livro para manipular corações e mentes.   Um filme interessante que nos faz pensar mais no nosso futuro e dos nossos entes queridos ,e que mesmo num deserto de almas ,nós não podemos desistir de cumprir a nossa missão. 

Eu acredito que no Brasil o Livro de Eli vai ser como Lutero e Jornada pela Liberdade.Jamais será  para multidão. 
             

sábado, 1 de maio de 2010

BANDA MUCHILEIROS. O CANTO DOS LIVRES DA FRONTEIRA.

Depois de uma "longa, preocupante e tenebrosa" ausência esse blogueiro andarilho está de volta para informar sobre a viagem até a fronteira do Brasil com o Paraguai para assistir a apresentação de uma banda que é referência cultural no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da Banda Muchileiros que se apresentou ontem a um quarteirão da fronteira com a cidade de Pedro juan Caballero no Paraguai. O Paraguai está em estado de excessão.Nos divertimos bastante e em paz.   Os amigos paraguaios estavam presentes. Eles falaram que pessoas honestas se sentem mais segura com "la policia" e "el exercito" na rua. A Banda Muchileiros animou a platéia com músicas do rock latino, nacional,  Ac/Dc, U2...


Fronteira do Brasil(Ponta Porã) com o Paraguai(Pedro Juan Caballero) 

Na segunda, 03/05 o presidente Lula se encontrará com o presidente paraguaio Fernando Lugo na fronteira para tratar de assuntos como Itaipu e Segurança Nacional.

             

Música Frontera dos Muchileiros

Andei por toda essa cidade
Buscando o seu sorriso
Andei por ruas e calçadas
Por praças e avenidas
Sai pras noites bares e festas
Buscando sua dança
Viajei por tantas estradas
Cheguei até a frontera

Bienvenido amigo a la frontera

Posso dizer que eu cheguei 
Ao fundo desse poço
Contar motivos e razões
Amor, luxúria e ambições
Nunca neguei o quanto amei
E sei o mau que eu causei
Atráz do tudo ou nada
Até o dia que eu cansei

Bienvenido amigo a tu frontera

Pra onde eu for no horizonte
No fim é uma frontera
Um oceano

Oyeme amigo que te pasa(me houve amigo o que há com você)
Porque andas tanto(Porque andas tanto)
Buscando siempre algo(buscando sempre algo)
Tomale un trago que si es(bebe um trago e se for)
Mujer el problema(mulher o problema)
Te vaz a relajar(você irá relaxar)

Bienvenido amigo a la frontera

Koa ha'e rembe'y (essa é a fronteira)
Ko tetã rape opãro(onde termina uma nação)
Oñpyru jey ambué retã(e começa uma outra)
Mbo'aje ja reko arã tava kuerandi(respeito devemos a todos os povos)
Ta ha'e la ha'ea(seja ele quem for)
Ape rogueru peeme ore purahei(Aqui trazemos para vocês a nossa música)

Bienvenido amigo a la frontera

Ah... ae...ae volvere