domingo, 29 de maio de 2011

TREKKING CAMINHOS E TRILHAS.Em comemoração ao 2º ano desse blog, eu republico a 1ª Postagem de 11 abr 2009.


PARQUE NACIONAL DO CERRO CORÁ
Sede do Parque- abril/2009
O Parque Nacional do Cerro Corá fica localizado à cerca de 34 km de Pedro Juan Caballero divisa com a cidade brasileira de Ponta Porã. Pedro Juan Caballero é uma cidade muito procurada por turistas de todo o Brasil , principalmente nos feriados , onde milhares de turistas procuram produtos importados nos Shopping's lojas e casillas(camelódromo)no Paraguai.A maioria dos produtos são chineses, com tecnologia de primeiro mundo, fabricados com mão de obra com um salário de quinto mundo. Infelizmente a maioria ,ou melhor dizendo quase a totalidade desses turistas desconhecem que existe bem perto da fronteira um atrativo ecoturístico muito importante e interessante com um museu e área para piquenique,camping com churraqueira próximo ao rio aquidaban e uma trilha que leva até um cerro que dá uma vista muito legal. Eu passei a gostar do "Cerro" quando fiz a minha primeira caminhada ali em 2002. Gostei do "cerro" por  causa da memória cultural que ali se encontra e pela beleza da sua flora e fauna , além de tudo dos seus cerros com suas formas única.Acima vemos a fachada da sede do Parque Nacional do Cerro Corá que ainda é desconhecido da maioria dos sul-matogrossenses.

Vista dos cerros no descampado 2009
Além das belezas naturais o parque guarda a história da guerra da tríplice aliança(1865-1870) e um museu que expõe importantes documentos históricos(facas, espadas, utensílios dos soldados como panela, livros e anotações da época).Para nós que moramos na fronteira é um lugar de fácil acesso já que fica na rodovia "ruta quinta" a cerca de 400 kilômetros de Campo grande-MS. Para quem gosta de trekking nós temos uma trilha de baixa dificuldade que é a trilha do cerro muralha ,aonde temos uma vista como a da foto ao lado. Várias vezes já fiz a trilha do muralha sozinho, outras poucas com amigos. Um casal de amigos e outras pessoas me disseram  que deixaram de fazer caminhadas por lá devido terem ouvido gritos e tropel de cavalos.Uma vez ouvi um barulho na mata , alguma coisa desceu da àrvore ao lado da trilha  quebrando tudo, provavelmente um animal. Na hora que ouvi aquele barulho todo , dei um grito:"Jesus!!!" Um arrepio percorreu o meu corpo, o coração bateu mais forte e a adrenalina foi à mil. Para quem gosta da natureza selvagem esse parque é ótimo, praticamente ninguém percorre suas trilhas. Dos anos que eu caminho por lá , cerca de uma década, só uma vez encontrei um grupo de estudantes do paraguai e outras duas dois gringos solitários. IMPORTANTE:Os guardas do parque são legais e a entrada é franca. Leve àgua e lanche. Em 45 minutos de carro  do centro de Ponta Porã ,chega-se na sede do parque, e em  seis horas consegues visitar e fotografar os principais atrativos do parque(aeroporto, rio aquidaban, museu,  panteon de los heroes e trilha do muralha). Para acampar deves pedir permissão para os guarda-parque.  

Foto-automática de Edílson trekking. -Vai um tereré com ervas amargas que acalmam e curam?

*INFORMAÇÕES:

Partindo de Campo Grande-MS o principal acesso a Ponta Porã e Pedro Juan Caballero é através da Br 163

O acesso ao Parque Nacional Cerro Corá é pela ruta V, que liga Pedro Juan caballero à Assunção,seguindo num desvio no km32

Fronteira brasil-paraguai abril/2009

domingo, 22 de maio de 2011

CAMINHOS DO CINEMA.JOHN WESLEY. A história do homem que impactou a terra dos Beatles e o mundo.

AS INFLUÊNCIAS DE JOHN WESLEY
No Abolicionismo com Olaudah Equiano(o africano) e Willian Wilbeforce e na educação dos ingleses. Na  justiça social combateu o alcoolismo e a exploração da mão-de-obra de adultos , mulheres e crianças nas indústrias e nas minas de carvão da Inglaterra. Considerados por católicos e protestantes como o maior   teólogo da história cristã, juntamente com Agostinho de Hipona.O filme ganhou diversos prêmios nos Estados Unidos de efeitos especiais, fotografia e iluminação e foi lançado ontem em São Paulo(21/05/2011).Os metodistas mantém vários trabalhos sociais no Brasil e no mundo, cuja lista lista de famosos vai do indio Geronimo à alguns prêmios nobel , presidentes,... até Rosa Parks que se recusou a ceder o seu assento em um ônibus. O ato de Rosa tornou-se o estopim do movimento antissegregacionista.  Evangélico é alienado? Depende.

sábado, 21 de maio de 2011

PSIQUIATRIA. DOIS CASOS ENGRAÇADOS NA PSIQUIATRIA

Dois casos engraçados da psiquiatria extraidos do livro "The mummy at the dinning room" (Jeffrey Kottler e Jon Carlson).
CASO Nº1 - Titia é uma múmia
www.blogdebrinquedo.com
A família de Trina não era muito convencional. Sua cunhada, por exemplo, resolveu apresentar o namorado à família por meio de uma foto em que o rapaz aparecia  de calças arriadas, mostrando o membro sexual ereto. Não foi um expediente muito correto para gerar boa impressão, mas, funcionou. Numa familia como essa, faz um pouco mais de sentido que um marido com remorso resolvesse mumificar a esposa morta.

Quando a tia de Trina começou a apresentar uma série de problemas de saúde que não respondiam  à medicina tradicional, o marido passou a tratá-la com ervas caseiras e suco de limão. O tratamento acabou se revelando tóxico e matou a pobre mulher. Remoído pelo remorso, o tio decidiu mumifica-lá com ajuda de um amigo dentista.Durante sete anos a tia mumificada sentou-se á mesa de refeições da familia e dormiu na cama ao lado do marido.
RESULTADO DO CASO: Quem realmente conseguiu solucionar o problema foi a polícia, que descobriu o paradeiro da tia. O psiquiatra Jon Carlson nunca mais ouviu falar do paciente e não se importou em confessar  que isso o deixou chateado. "às vezes as pessoas nos deixam antes que desejássemos ser deixados".Já do tio da moça não faltaram notícias : depois de enterrar a esposa, ele passou nos testes psicológicos do Estado e manteve a guarda dos filhos. Algum tempo depois surpreendeu a todos novamente e assumiu seu relacionamento com o dentista embalsamador.

CASO Nº 2 - O Exterminador do futuro

Um garoto de 19 anos de nome , Jason, estava sendo treinado por sua comunidade religiosa para atuar como missionário no Terceiro Mundo. O programa preparatório era marcado por muita pressão e, quando ele se viu forçado a aprender uma lingua estrangeira em  em oito semanas, surtou e começou a ter delírios. 

Ficou paranóico. Foi internado numa clinica, da qual insistia em fugir." Meu nome é Terminator. Minha missão  é libertar John Connor", disse ao se apresentar ao psiquiatra  Scott Miller, seu médico. A primeira tarefa do terapeuta foi convencer Jason de que ele não era o Exterminador do futuro. A solução foi engenhosa. Depois algumas visitas ao rapaz, Scott Miller surpreendeu-o."Eu sei quem você é . Seu nome é Arnold ...Arnold Schwarzenegger", A frase apanhou o garoto de surpresa. "Como você sabe quem eu sou?"O psiquiatra, sem se intimidar, continuou na ofensiva."Como você prefere ser chamado?"Arnold", respondeu Jason.

Arnold, você é realmente um ator, mas precisa de um papel que o desafie", argumentou o psiquiatra de forma persuasiva. Jason se encheu de orgulhou. "Eu sei disso. O problema é que os picaretas de hollywood sempre me dão  o mesmo tipo de papel."Bem eu tenho um papel mais dificil para você", continuou o doutor."É o papel de um paciente de uma Clinica Psiquiatrica. Você vai ter de participar das atividades com outros pacientes e falar dos seus problemas. E o mais importante: nada de tentar escapar".

RESULTADO DO CASO: Aos poucos com auxilio de medicação pesada, Arnold, o ator, voltou a ser Jason, o quase missionário. Com a supervisão de Scott Miller, retornou ao convivio na comunidade. Os religiosos no entanto, temendo um novo surto psicótico, aposentaram o rapaz. 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Depoimento da professora Amanda Gurgel. O cenário atual da educação no RN

Fiquei sabendo desse depoimento através do blogue do .  Essa realidade na educação brasileira  já se arrasta há décadas, para não dizer há séculos...há 500 anos. Enquanto a maioria do povo brasileiro(pais de alunos ou os próprios jovens) não se conscientizar de seus direitos cidadãos para cobrar das autoridades educacionais ligadas a governos "malquiavélicos", sempre haverá desculpinhas esfarrapadas ,citadas pela professora Amanda. Interessante depoimento.



MINHA OPINIÃO. Os nossos governantes, salvo rarissimas exceções, não querem educação pública de qualidade  porque um povo alienado  (sem senso critico)não exerce a cidadania. É mais fácil de enganar. 

Educação de baixa qualidade, aliada ao brega-popularesco e mais outras  mentiras contadas pela mídia como sendo verdade, são os que alimentam esse monstro perverso chamado de alienação.  Daí vermos  aqui em meu estado (MS) e no Brasil inteiro o triunfo da mediocridade, chamada de cultura brega-popularesca com apoio da grande mídia golpísta.  Muitos cantores e jogadores de futebol, que nem tem importância para a formação cultural da nossa juventude se dando bem, se passando por bons moços, sendo exemplo de vida ganhando milhões , comendo caviar, andando em carrões importados sem conhecer a cultura nacional. Enquanto professores , que são os que educam os nossos filhos praticamente vivem em péssima condiçoes de vida e de trabalho, ganhando salários muito abaixo do que deveriam ganhar. A alienação,  esse monstro que apaga a memória e nos faz dizer sim prá tudo, só será derrotado quando a nossa nação valorizar a nossa cultura e buscando na educação o caminho da liberdade do senso critico.


Festas universitárias embaladas pelo "funk" depravado e moribundo e o "sertanejo Universitário" ,também moribundo , culturalmente falando,são os maiores simbolos da nossa derrota na àrea de educação e cultura. Jovens uiversitários já não sabem mais discernir o que é entretenimento e o que é cultura mais. 

Esse é o resultado de não valorizarmos o nosso ensino público. Se paises que valorizaram o ensino público estão dando certo, vamos seguir o exemplo. E não é de "Republiqueta das Bananas" que tiraremos bons exemplos.      

terça-feira, 17 de maio de 2011

PRESOS NA IDADE MÉDIA

Se o iluminismo e o protestantismo tivesssem falhados, estaríamos presos na idade média. Não existiria rock in roll, penicilina, rádio e muito menos computador. E vou mais longe, talvez a raça humana há muito já teria sido extinta  por alguma peste e guerra entre tribos bárbaras. Logicamente que o protestantismo, que muitos odeiam de morte, não é perfeito, mais com todo seu defeito foi o que ajudou a tirar a humanidade da escuridão da fé sem a razão. Vou continuar nas minhas andanças pelo mundo, pregando a paz juntamente com outras pessoas independente de cor , nacionalidade,religião, raça, posição social ou ideologia.

Pela cultura da paz , da honestidade, do bem estar social e da tolerância.

domingo, 15 de maio de 2011

A INDEPENDÊNCIA DO PARAGUAI E A INDEPENDÊNCIA DA NORUEGA

Ontem los hermanos  da República del Paraguai ou em guarani Tetã Paraguái, comemoraram os duzentos anos de sua independência, e eu por ser filho de paraguaia tomei a liberdade de fazer uma comparação entre Noruega e  Paraguai. Amigos paraguaios, considerem uma critica construtiva por favor. Aqui no Mato Grosso do Sul nós sofremos influências da cultura paraguai, seja na música (guarânia, polca, o rock latino), seja nos costumes(tomar tereré, comer chipa, bori bori, sopa paraguaia), na comunicação falamos o portunhol.  

Foto:Cerro Muralha
O Paraguai e a Noruega são paises com uma área territorial pequena, o primeiro com cerca de 406.000 km² e o segundo com 385.000 km², se comparados com o território brasileiro. E o que mais  ambos paises tem em comum? 
  
Em ambos os paises a maioria do povo tem a mesma religião. Paraguai 89,6% catolicismo romano-Noruega 90% protestantismo; falam o mesmo Idioma- paraguaios falam em Guarani e espanhol e noruegueses falam em sami e norueguês; mesma origem étnica- paraguaios descendentes de guaranis e noruegueses descendentes de vikings. Se o paraguai foi invadido na triplice aliança a Noruega foi ocupada pelos nazistas em 1940.Só que a Noruega não foi governada pelo ditador Stroesner durante 40 anos.

AS DIFERENÇAS

O Paraguai conseguiu sua independência da Espanha em 14/05/1811 a Noruega em 07/06/1905 quase 100 anos depois.
O Paraguai não tem saida para o mar mais em compensação a maioria do seu solo é fértil-a maior parte do território norueguês é impróprio para agricultura.
A Noruega explora o petróleo , cujo lucro uma parte vai para a previdência social. O Paraguai tem muitos recursos minerais que ainda não foram explorados e a maior parte dos trabalhadores nem previdência tem. 

Na Noruega quanto maior a renda do cidadão o valor do *imposto é maior, no paraguai rico e pobre pagam o mesmo valor para o fisco só que os serviços públicos na Noruega são de qualidade bem superiores que os do Paraguai. Na Noruega ninguém pode reclamar do "Estado forte" que alguns brasileiros criticam.Até aqueles que "desviam" verba do erário e que na copa do mundo aparecem fantasiados de patriotas querem reclamar do "Estado Forte". 

Indios de etnia macá expõe artesanto
Na Noruega (Estado Forte)o índice de corrupção é baixíssimo . O Paraguai é considerado um  dos paises mais corruptos do mundo. Que "negócio" é esse de compatriota enganar compatriota?!Que coisa feia! 

A Noruega tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano do planeta e o Paraguai um dos piores.

Aonde esse Andarilho Brasiguaío quer chegar
Os paraguaios como também nós  brasileiros, precisam lutar por um estado de bem estar social capitalista, próspero e  forte, para dividir riquezas , combater a corrupção e cobrar impostos justos. O contrário de bem estar social é o mau estar social com corrupção, evasão, invasão, insegurança pública, ingerência de recursos públicos, desvio de verba(que é ladroagem mesmo!)...é o que vemos na mídia todo santo dia. E o que se ouve e o que se vê(em vídeo) e a imprensa tem que dizer: " 'suposto(?!)' esquema de corrupção".  E o que não vemos e não sabemos? Dai a César o que é de Cesar, desde que "Cesar" não enfie no rabo das p... ou no próprio o dinheiro público.

*Na edição de maio/2011 a revista superinteressante publicou um artigo de Fernando Brito sobre a impossibilidade de sociedades evoluidas sem a existência do imposto ou tributo. 

Pensamento: O imposto é como o iluminismo e o protestantismo, se não existissem estaríamos presos na idade média. O problema do imposto deve ser encarado como a arma e o próprio dinheiro. Na mão de pessoas boas o dinheiro é uma benção, na mão de psicopatas é uma desgraça.

domingo, 1 de maio de 2011

LUAN SANTANA É VAIADO NA INDY 300 EM SP. O HINO NACIONAL MERECE INTÉRPRETE MELHOR.

Luan Santana o principal nome do breganejo universitário e queridinho de  jagunços,latifundiários, peões metidos a caubóis, Band, Sbt(Sistema Brega de Televisão) e um dos representantes da medíocridade reinante em nosso país,  foi vaiado ao cantar o hino nacional em uma apresentação na fómula indy em São Paulo. Como cristão eu amo a pessoa de Luan e dos "empresários" dele só que a música e o que eles representam é um atraso para a cultura nacional e para a música brasileira. Quem engana seus próprios compatriotas não pode posa de patriota. 


O hino nacional e hinos para Deus, deveriam ser cantados pelos melhores intérpretes do país em reuniões sociais ou esportiva. E melhor intérprete não é quem vende mais, e sim quem canta melhor. Seria mais digno se eles deixassem somente o público cantar ,  pois o hino deve ser cantado com o coração e não por interesses mesquinhos.


 Empresários de luan Santana, não ivete, deixa o rapaz cantar apenas as músicas do repertório do "sertanejão"  : "Jesuis apaga a luiz", "alooooô piranhada!!!", "Sou feio mais tô na moda"... O "amassa mamão e o "vamô quebra tudo" fica mais divertido.Mais respeito pelo hino nacional é o minímo que se pode pedir para pessoas que só querem ganhar dinheiro  sem consideração nenhuma com a educação e cultura de nosso povo.  Brasil acima de tudo!