sábado, 21 de abril de 2012

Três anos de caminhada independente.



Add caption
Nesse 21 de abril dia de Tiradentes o blog independente Caminhos e Trilhas está completando três anos de caminhada e quer agradecer a todos os que  navegaram por aqui e leram sobre os trekking que fiz e algumas postagens sobre Outros Caminhos. O objetivo é incentivar o esporte de caminhada(hiking , trekking e montanhismo) que é um dos meios de se manter saudável, pregar a preservação da natureza e visitar em cada lugar, cidade, país, nação a nossa história. Às vezes o meu espirito livre quer criticar coisas que se apresentam na sociedade que são mentiras e que levam o homem a oprimir o outro homem esses já são Outros caminhos. São idéias  minhas e que deixo livre para que as pessoas possam criticar e expor suas opiniões no "comentários" caso não concordarem com alguma coisa que escrevi.Fiquem à vontade.

O objetivo é sempre levar o leitor a pensar sobre sua condição  e a condição do outro como ser humano e tentar contribuir para um mundo mais justo.


Deus não faz acepção de pessoas.E se ele não faz, quem somos nós para fazer? Não serei levado por ventos de qualquer doutrina.

Caminho da fé a pé
Caminho da fé à pé
Eu escrevo pouco mas o que eu observei foi que a maioria das pessoas não gostam quando suas religiões ou filosofias são criticadas, mesmo quando a história , e a arqueologia já desnudaram às suas práticas  no passado. E no presente a gente vê na imprensa. Eu gosto da Metodista e se alguém fala algumas verdades sobre o que aconteceu no passado ou no presente dessa denominação eu não ligo.Agora... se for mentira!  Deus é amor e amor é verdade. Erros de outras religiões e ideologias é muito mais fácil de apontar.O fanatismo cega. Outra coisa é o gosto por música ou arte que são duas coisas que também  a maioria dos cristãos acabam caindo no "conto do vigário" . Querendo levar para a igreja "coisas" que a Evangélica não precisa.Muitos não conseguem discernir o que é critica e o que é falar mau da pessoa do artista.                                                                                    

Na realidade o meu blog é um experimento para medir principalmente como pessoas ligadas a grupos de filosofia , religião, cultura e ideologia agem quando criticadas.
Teve acontecimentos que eu fiquei perplexo  mas não desanimado.Conforme casos abaixo.

Cerro Cora tomando teres
Tereré com graça
CASOS DE HISTERIAS. 

Caso 1 - Quando escrevi sobre a minha caminhada no Cerro Corá no Paraguai  e falei que bebi um tereré com * "ervas amargas que acalmam e curam" logo um blog de um religioso postou um texto com o titulo: "Tereré com Graça" e um site sobre esportes radicais se apressou para escrever que o montanhismo não está ligado a drogas  e blá, blá , blá...Agora explico o que são ervas amargas que acalmam e curam.

*ERVAS AMARGAS: São plantas medicinais como o quebra-pedra e o boldo que colocamos na àgua do tereré que evitam e até curam diversas doenças e relaxa. Atenção aí religiosos criticador ! Ervas amargas que acalmam e curam com muita graça.Graças a Deus que criou o céu e a terra e tudo o que nela há!

Eu quero deixar bem claro aqui. Não uso drogas de qualquer espécie, nunca usei e não usarei! Não sou hipócrita. Gosto de degustar uma cerveja ,vinho e champagne quando posso e uma vez por mês moderadamente  comprado com dinheiro do meu trabalho honesto. Eu disse..degustar. Não torça para que eu vire um alcoólatra porque isso já tentei.

Caso 2 - ROMANOS E IDADE DAS TREVAS:
Teve um religioso que começou a me destratar depois que escrevi sobre PEc122 e idade das Trevas .Logo eu percebi que ele não era aquela tolerância toda que demonstrava em seu blog.Em uma postagem eu escrevi sobre minha experiência de vida e citei  um versículo da bíblia que fala que os romanos são conquistadores. Isso na época de Paulo. Hoje devemos saber  que o termo "romanos" pode ser aplicado a qualquer nação que oprime o povo.

Quando escrevi sobre idade das trevas também fiz uma analogia entre o que acontece hoje no chamado pós -modernismo em algumas áreas da cultura, politica  e religião.  A idade das trevas foi um fato e a igreja católica não é mais a mesma há muito tempo. O papa João paulo II comemorou o seu aniversário na casa branca com Bush. 

Eu só tenho amigos no caminho da vida. Aos amigos e aos que querem(vão ficar querendo) ser meus inimigos. Salute!

Teatro do costa fer e edilson
Saúde!!!





  

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAMINHO DOS ÍNDIOS. Qual a função do dia do índio.

O dia do índio, que se comemora amanhã 19, foi criado em 1940 pelo Primeiro Congresso Indigenista Interamericano no México. E no Brasil só foi oficializado pelo presidente Getúlio Vargas em 1943 pelo Decreto-Lei 5.540

A função do dia do índio é fazer ser conhecido o direito dos indígenas e a importância que eles tem na nossa história.

Em uma caminhada parei para tomar chimarrão com índios guarani próximoao sitio arqueológico de São Miguel das Missões
Chimarrão com índios guarani
Esse blogueiro gosta dos índios porque todo ser humano tem que ser tratado como tal  e porque em minhas veias corre sangue guarani. E além disso por ser cristão devo procurar ajudar as pessoas que estão em constante risco social , seja branco, amarelo,negro ou índio - quem leu a história de Jesus e entendeu sabe muito bem disso.


O meu sangue é negro, branco, amarelo e vermelho.Sou brasileiro!