terça-feira, 21 de abril de 2009

Trilha do muralha (15 km) Parque Nacional do Cerro Corá-Paraguai

Em 18/04/2009, visitei o Parque Nacional do Cerro Corá no Paraguai, não confundam com o municipio do  Rio Grande do Norte e a favela do Rio ,ambos homônimos . Decidi fazer uma caminhada solitária até o monte muralha. Essa é uma aventura que me emocionou devido eu ter me sentido em casa , já que andei pelos quatro cantos do Brasil, geralmente em lugares muito longe há 1200, 2000 até 6.000 km longe de casa. No cerro , me sinto em casa devido ficar próximo à fronteira , há cerca de 40 km de onde moro.Essa é a sétima vez que faço um caminho solitário, o primeiro em terras guaranis.


A ruta V:

A rodovia que leva até o Parque Nacional do Cerro Corá no Paraguai , chama-se ruta V que liga Pedro Juan Caballero a Assuncion. Saí às 06:00 da manhã , passei no posto para calibrar os pneus docarro e abastecer , sendo que no fim acabei tendo que colocar dois litros de óleo , pois o motor já estava "seco". Acabei saindo ás 6:25 em direção ao PN . Na estrada havia engarrafamento devido a "ruta" estar em obra , o que me atrasou em cerca de 5 minutinhos
Parei duas vezes próximo ao "cerro" na rodovia para fotografar.E assim cheguei ás 6:55 na sede do Parque.

A sede do Parque


A sede é composto de um pavilhão na frente , onde tem um museu com utensilios da guerra da tríplice aliança , quadros e outros objetos, uma sala de convenção e atrás ainda existem as casas dos guardas-parque. Existe ainda uma área de estacionamento.

A trilha

A trilha para o monte muralha é de terreno plano e a metade do caminho é arenoso até chegar a cerca de 1 km do cume, quando começa a subida. De cima do monte muralha podemos ter uma vista maravilhosa de quase todo o Parque.Essa trilha vai da sede ao monte muralha e tem uma extensão de cerca de 15 km, alguns dizem 16, outros ainda 18 km. Durante todo o trajeto a gente atravessa descampados e por matas e arvoredos até chegar no destino.

O Trekking
Comecei a caminhada às 07:00 horas e conclui às 10:45 . Cada vez que faço a trilha sempre consigo algumas fotos diferentes , ou de um animal, de uma flor , ou da paisagem exuberante do "cerro" . Em 2000 fiz a trilha com meu irmão Eder, meu primo Emerson e Fernanda na ocasião tinha havido uma queimada, aliás foi a última grande queimada que houve no Parque.Na época eu me lembro que ficamos triste em ver tudo queimado, cinza e algumas arvores altas com algumas folhas verdes somente por puro milagre.

Agora estamos com uma estiagem longa e isso é preocupante , esperamos que chova logo.
Para se ter uma idéia do que a seca faz, durante todo o percurso encontrei somente uma flor,geralmente a gente encontra várias .

O Cerro corá faz parte da "condilhera del Amambay " por aqui viveram muitos indios no que eles chamam de tekoha. O tekoha é, assim, lugar onde eles ocupam -terra,campos,animais,plantas,rémedios etc....simbólicamente é um território Nãndeva.

Quando caminho por aqui ,sinto o cheiro da mata com o orvalho e terra.É um cheiro de liberdade.E me lembro daquela frase da canção indigena:"Os passarinhos,criação do Nosso Pai,fazem-se sentir (cantam)por volta do amanhecer".

Voltando a minha caminhada. Cheguei ao verdadeiro pico do muralha às 9:10 depois de muito sol e suor.Para finalizar a história :comemorei com um tereré bem gelado.
Agora em cima do monte muralha meditando sobre o que eu li no site dos montanhistas de cristo:



"As alturas dos montes pertencem a Deus" salmo 95:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário