segunda-feira, 15 de março de 2010

OS CAMINHOS DA DEMOCRACIA. O BRASIL NÃO TEM TRADIÇÃO DEMOCRÁTICA.

 25 anos depois da ditadura militar a democracia brasileira continua frágil. Digo que é frágil devido muitas coisas boas acontecerem somente se tiver aval das classes, que ainda não entenderam que democracia não é só para ruralistas, indios ou só para servidor público(olha eu aí!). Democracia não é só ter direitos ,e sim  cumprir com os deveres e obrigações, e só se  fortalece com a participação de todos. Nós vemos que na história do Brasil houve poucos periodos de democracia . Nossa democracia (da nossa geração)é nova ,tem 25 anos,   e os que torcem contra ela são poucos.  É como disse uma vez um menino pensador:"Quem não evolui(aprende) , apodrece , envelhece e morre". Infelizmente os politicos poderosos são conservadores, tem toda aquela geração descendente dos "coronéis"  e ainda tem a tradição romana, como se fosse um carma introjetado na consciência, de que  certos homens são semi-deuses e o resto tem que obedecer  cegamente. Além de tudo isso, existe o espetáculo "eterno" do pão e circo do breganejo , BBB, vaquejada , rodeios  e outras porcarias que o próprio poder "coronelista" e latifundiário mantém em "causa própria" num egoismo sem fim.  E certos "atores" do povo ainda vão na onda achando que esperteza  e enganação é normal. E que tomar cachaça e dançar qualquer dessas porcarias do brega-popularesco é a coisa mais normal do mundo. Quem gosta de aprender com quem não presta, farinha do mesmo saco é! "Aprendei de mim que sou humilde e manso de coração" essa frase a maioria das pessoas conhecem . Afinal, a biblia foi "esparramada " pelo mundo todo.

 

Para a Democracia se fortalecer depende muito do senso critico. No momento que estou escrevendo vejo na TVBRASIL um exemplo de como a mobilização de uma comunidade resolve. Uma moradora local  que mobilizou a comunidade para cobrar da autoridade politica o saneamento básico. Essa senhora juntamente com a comunidade conseguiu o saneamento básico.Acreditem! 25 anos de democracia estamos lutando por saneamento básico.



A Democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.


UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA COMO A NOSSA, PRECISA DE MAIS FILÓSOFOS E OS PENSADORES DE PLANTÃO DEVEM FICAR SEMPRE DE PLANTÃO , OU DE PRONTIDÃO.
E SE PRECISAREM DE UM HOMEM PARA UMA CAMINHADA PACIFICA PELOS DIREITOS CIVIS PODEM CONTAR COMIGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário