sábado, 30 de outubro de 2010

O Caminho dos Cristãos na História. 31 de Outubro dia da Reforma Protestante


Uma das causas que o protestantismo defendia era  o nacionalismo
Não podemos deixar de dizer que Martinho Lutero sofreu forte influência de cristãos de fora da Igreja Romana. Na idade média já existia cristãos separados da Igreja Romana, que cultuavam Deus escondidos da autoridade papal em cavernas ou no meio do mato como é hoje na República Popular da China e em outros paises que não aceitam a nossa fé.É considerado pela história como o inicio da Reforma Protestante a afixação pelo monge Agostiniano das 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Um dos exemplos desses cristãos que viviam escondidos são os valdenses que quando descobertos pelo Santo Oficio eram "exemplarmente" punidos.Lutero também foi fruto do pensamento renascentista. E a invenção da imprensa por Gutemberg foi o efeito multiplicador .Outros grandes reformadores são Jhon Knox , Zwinglio e João calvino.


O PROTESTANTISMO NO BRASIL

O protestantismo conseguiu se estabelecer no Brasil a partir do século XIX, com a chegada de imigrantes Europeus e Norte-Americanos, oriundos de missões das chamadas denominações históricas Metodistas, Congregacionais, Presbiterianos e Batistas.

A primeira estratégia de penetração dos presbiterianos-responsáveis pela implantação do protestantismo na Bahia e em Sergipe - foi compreender o modus vivendi do brasileiro e a partir daí estruturaram um plano de ação no qual a educação constitui-se na principal estratégia de propaganda das idéias de uma civilização cristã com novos padrões intelectuais e morais, moldada na fé.

Pensamento: O protestantismo foi uma das fontes das quais o Iluminismo bebeu.



A cruz na bandeira significa cristianismo 



Assim como o Brasil é o país com mais católicos do mundo os paises escandinavos ou nórdicos, são considerados nação com população acima de 90% de protestantes.









                                                                     Nota: O Protestantismo no Brasil. Fonte de pesquisa INEP.

O grande desafio dos protestantes brasileiros hoje é expulsar os vendilhões do templo e contribuir para que o Brasil se torne cada vez mais um país justo, com oportunidades de trabalho , salário justo e emprego para todos.O que eu acho também é que o fardo da classe média está muito pesado cobrar uma reforma tributária seria importante. Continuem tratando bem o ser humano independente de crença, descrença,cor, raça, etnia, posição social...Sempre em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Graça e Paz da parte de Edilson Trekking.
 

Caminhos da brasilidade. Com o coração aquecido uma análise fria, gelada como o Everest, do voto evangélico.


O site da metodista publicou um artigo interessante no último dia 27, com o titulo:"Evangélicos escorregam na baixaria da campanha eleitoral".
"Evangélicos foram usados como "bucha de canhão , numa guerra que recorreu a retórica que sempre foi muito bem aceita nesse segmento - a luta do "bem" contra o "mal". A análise é do teólogo e professor Leonildo Sigueira Campos da UMESP."
Por Edelberto Behs
"...A concentração de votos da candidata do PV foi acima da média nas capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes na Região Sudeste. Segundo o Ibope, nesses locais concentram-se cerca de 51% dos eleitores evangélicos do país.


Além dos evangélicos, Marina recebeu o voto de setores da classe média sensível à agenda ambiental. Agora, nem todos os votos depositados em favor da candidata do PV foram de evangélicos e de católicos. Apoiaram-na 22% de eleitores ateus, agnósticos ou seguidores de outras religiões.


A pergunta é para quem migrarão os votos de Marina Silva no segundo turno? Dilma e Serra flertam com os evangélicos. A candidata do PT prometeu a 51 líderes evangélicos reunidos, no dia 13 de outubro, com ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, vetar teses polêmicas previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos III, dentre elas a discriminalização do aborto.
O líder da IURD, bispo Edir Macedo, defende a candidatura Dilma Rousseff. O pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, engaja-se na campanha de José Serra. Os dois travam um ferrenho duelo e trocam acusações na internet e em jornais, na defesa dos seus candidatos.
Macedo indagou, no seu blog, o que teria levado Malafaia a trocar de lado nessa eleição. “Para justificar que não apoiaria a candidata Dilma, acusou o PT de ser a favor do aborto e apoiar o casamento de homossexuais. Pronto, o caminho estava aberto para, sabe-se lá com que interesse, apoiar o candidato Serra”, afirmou o bispo Edir, lembrando, ainda, que a esposa do candidato do PSDB, Mônica Serra, teria feito um aborto.

Quatro denominações – Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, IURD e Evangelho Quadrangular – concentram 80% dos evangélicos brasileiros. “São raros os casos em que um fiel frequente exclusivamente os templos de uma igreja”, escreveu o repórter Diego Viana, do jornal Valor Econômico, na matéria “Andar com fé eu vou”.
Para o historiador André Egg, a migração interna entre igrejas evangélicas é mais relevante do que o diálogo ecumênico entre elas. Na mobilidade também residiria a dificuldade de pastor ou bispo “indicar” em quem o fiel deve votar.

Na avaliação do jornalista Moisés Sbardelotto, mestrando em Comunicação Social pela Unisinos, a discussão religiosa nesse período eleitoral mostrou-se “extremamente reacionária e conservadora, apelando para aspectos medievais de um debate que, no fundo, é do âmbito científico, bioético. A religião acabou se destacando como ‘a porta dos desesperados’ políticos, um último recurso – e totalmente desvirtuado – para a vitória política.”

Sbardelatto não acredita que o tema religioso tenha sido a “pauta definidora” do segundo turno, embora admita que religião é um tema importante na sociedade brasileira, relevante, mas não definidor.

Ele trouxe à discussão pergunta interessante: afinal de contas, de que religião se está falando ao discorrer sobre religião? “Pelo que pude observar, estamos falando apenas de setores específicos das igrejas cristãs, especialmente das evangélicas, neopentecostais e católica. A pauta das religiões de matriz africana, por exemplo, foi debatida ou ao menos ouvida?” – indagou.

Não só a pauta das religiões africanas, de igrejas históricas também. Mais comedidos e cientes da responsabilidade que assumem quando falam em nome de suas igrejas, líderes evangélicos históricos recomendam a análise das propostas dos candidatos e dos seus partidos, enfatizando que o voto é livre e deve ser depositado segundo a consciência do eleitor.

A baixaria no processo eleitoral delimitou o campo de batalha entre o PSDB e o PT no segundo turno, numa briga em que evangélicos também entraram e desempenham um papel na arena política. Mas a um preço elevado, de agressões mútuas, que descarta completamente a admoestação de Jesus para que todos os que Nele crêem sejam um".

Leia o Artigo completo no site http://www.metodista.org.br

Visitei alguns site evangélicos , alguns até dizem que a Dilma vai implantar o comunismo e outras bobagens.Como se eleita, Dilma , ou Serra, o que está escrito  na lei maior do país, que é a constituição, perdesse sua validade, ou , ainda, que não existisse mais o-p-o-s-i-ç-ã-o e movimentos sociais, que é um dos alicerces da democracia. Não era a IUrd que chamava o Lula de diabo barbudo?



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CAMINHOS DA BRASILIDADE. Breganejos novos e igrejas novas é o "fino" da mediocridade.

CAMINHOS DA BRASILIDADE



Freud, moda de viola e Deus:Anotações sobre brasilidade...
por *Luiz Longuini Neto


Minha esposa amanheceu com o joelho doendo. Estava inchado. Fomos ao médico. Levei um excelente livro que estou lendo, “A vida e a obra de Sigmund Freud”, de Ernest Jones. Enquanto estávamos na sala de espera, a televisão mostrava no programa de Ana Maria Braga uma entrevista com a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano. Sala pequena, várias pessoas, a concentração para a leitura estava difícil, mas insisti. O som alto me fazia prestar atenção na entrevista. A dupla é fruto dessa coisa que resolvemos chamar de pós-moderno. Isso que está por tudo, em todos os lugares, em todas as instituições. Essa coisa que se diz nova, mas que na realidade é um oceano de mediocridade que se instalou na televisão, no teatro, na música, nas escolas, faculdades e curso de pós-graduação. Assim como existem duplas sertanejas novas, existem também igrejas novas. Entre elas não há diferença alguma -- são produtos de um lixo cultural que colocou o ser humano não como produto final de uma racionalidade consciente, mas como apenas um produto que consome cultura e religião da mesma maneira que consome pizza.A entrevista arrastava-se com os cantores afirmando serem caipiras e a apresentadora também dizendo ser caipira. Como se isso pudesse ser algo produzido ou comprado. Como afirma Almir Sater, “caipira é um estado de espírito”. E eu, caipira legítimo, ouvindo aquelas besteiras todas. A dupla afirmando cantar “musicão” novo, mas com raízes em Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco. Heresia da mais brava. Assim também procedem essas novas igrejas ao afirmarem que estão vinculadas às raízes bíblicas. Que também são caipiras. Mentira. Essas novas igrejas promovem uma traição à Bíblia e negam completamente as origens do cristianismo, que tinha na barca pobre de Pedro e na cruz do Ressurreto seus maiores exemplos. Entre essas duplas novas que se fazem de caipiras e esse padres, pastores, bispos e cantores gospel, não há diferença alguma. Tudo é lixo cultural, e, se for evangélico, de pior qualidade. Eu permanecia, entre uma fala e outra, tentando entender o complexo de Édipo e as nuances sexuais da vida de Freud, confortar a esposa com dor e desejando exterminar o programa e a dupla. Lembrei-me então de outro mestre, Roberto da Matta, muito lido nos cursos de antropologia, e pensei que isso tudo também é Brasil e isso tudo também é religião. Freud também nos ajuda bastante nessa análise. O que somos nós? Somos tudo isso. O lixo e a beleza humana. Deus ama o lixo que somos e nos salva em Jesus Cristo. Da Matta trabalha muito com o conceito de dualidade. O Brasil é como uma moeda de duas faces. Somos esses seres complexos e não podemos jogar fora nenhuma parte de nós. O curso de psicanálise está me ajudando a ser mais feliz. Mesmo numa sala de espera apertada. O desafio é justamente conviver com essa coisa nova que nomeei como um monte de mediocridade. Nós também somos assim, medíocres às vezes. A entrevista estava chegando ao fim. A dupla estava lançando um DVD e a música principal, agora entoada por eles era: “Segura na mão de Deus e vai”. É, realmente estamos na pós-modernidade. Só nos resta segurar na mão de Deus e ir. Vamos não sei para onde. Talvez para o alto-mar.Mas vamos .

• Luiz Longuini Neto é doutor em teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, e autor de O Novo Rosto da Missão -- os movimentos ecumênico e evangelical no protestantismo latino-americano (Editora Ultimato). Publicado no site da Revista Ultimato em 20/04/2009

  

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MILÍTANTES DE ESQUERDA. É UM FATO.

Os três candidatos mais votados nessas eleições e os dois últimos presidentes militaram na esquerda.


JOSÉ SERRA: Exilado no Chile depois do golpe militar.
DILMA : Militou em Organizações de esquerda
MARINA SILVA(a que eu mais admiro) ex-marxista
PRESIDENTE LULA:  Ex-sindicalista(lider do movimento operário do ABC paulista)
EX-PRESIDENTE FHC: Grande estudioso de Marx por influência do seu grande amigo Florestan Fernandes. Também exilado no Chile em 64.

O problema da direita, segundo um grande estudioso da política brasileira, é não ter afinidade com a classe pobre . Os partidos de direita com certeza sabem que os melhores quadros políticos são de esquerda, ou foram de esquerda e o  povo brasileiro, talvez, já tenha sacado isso. Em todo o mundo hoje(principalmente nos países ricos) a tendência é a social-democracia, ou seja, ficar de olho no lucro,pensando no social e no desenvolvimento sustentável.    

A Suécia resistiu a onda neoliberal e hoje é considerada a nação mais igualitária do mundo graças a social-democracia. Dificil é tributar ricos no Brasil, lá  na Suécia rico paga 60% de imposto.  


DEMOCRACIA SEMPRE.