domingo, 6 de março de 2011

TREKKING. VOLTA AO ALASCA EM 176 DIAS

O trekker radical Andrew Skurka , que também gosta de se aventurar sozinho,  percorreu de 14 de março a 05 de setembro de 2010, 7 530 quilômetros a pé e em alguns trechos de esqui e bote  o  Alasca e parte da região Yukon no Canadá.O trekker atravessou cerca de oito parques nacionais,  desfiladeiros , pântano, cordilheiras, subiu e desceu picos nevados, encontrou ursos...tudo com uma mochila nas costas, bastões de trekking, equipamento de esquiar e bote.O trekker ficou cerca de 24 dias sem ver outro ser humano e 1 057 quilometros sem ver nenhuma estrada.
Desde 2002 o aventureiro de 29 anos já percorreu mais de 40,2 mil quilômetros a pé e se tornou um dos mais experientes e velozes trekkers do planeta. Em 2007 ele andou 11 064 quilometros pelo oeste americano - em média 53 km por dia. Em 2005 caminhou 12 517 km , da costa do atlântico em Quebec até a costa do Pacifico em Washington, através da Rota Mar a Mar. Depois de ter trilhado a Rota Mar a Mar  se tornou  legendário nos circulos de caminhadas radicais. Considerado o aventureiro do ano e personalidade do ano pelas revistas National Geographic e Mochileiros respectivamente.  

DIÁRIO DE CAMPO
A rota de Skurka no Alasca
Trechos do diário de campo de Skurka publicado pela revista National Geographic Brasil nos dá uma uma pequena ideia do que foi a aventura desse  corajoso rapaz:

Rio Dillinger , 17 de abril
À noite, tudo congelava. De manhã eu tinha de me forçar a enfiar os pés nas botas forradas de gelo...Privado do sono, mentalmente exausto, surrado por uma nevasca e prestes a iniciar um penoso desvio, eu desmoronei.


Vale do Rio Alatna, 23 de agosto
Estes penedos de granito estavam todos soltos, querendo deslizar....Demoramos uma eternidade para descer os 213 metros verticais de pedras cobertas de líquem escorregadiço.


Rio Cooper, 26 de maio
Cinquenta quilometros rio abaixo, o verão chegara , a vegetação estava densa e os mosquitos fervilhavam. 

A aventura de Andrew Skurka foi apoiado pela National Geographic Society e parcialmente financiada pelos seus assinantes.


O blog Caminhos e Trilhas parabeniza  Andrew Skurka pela humildade e coragem de ter percorrido uma região inóspita e suportado as tempestades, a solidão e a aspereza da paisagem.


Fonte de pesquisa: Revista National Geographic Brasil, blog pessoal de Andrew Skurka e  http://angusadventures.com/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário