quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TREKKING

A palavra trekking tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.
A palavra foi absorvida pela lingua inglesa e passou a designar as longas e dificeis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimento, como a nascente do rio nilo e as neves do monte Kilimanjaro.
Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados.Atualmente, utiliza-se a palavra  em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza e culturas .


Transcrevi abaixo uma definição que escolhi do "Livro de cozinha do excursionista faminto" de Sérgio Beck

  "O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um;uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, o de ver coisas que poucos viram; o de autoconfiança,força,humildade,fé e autoconhecimento."  (Beck,1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário