terça-feira, 27 de outubro de 2009

CAMINHO DA LUZ : TREKKING DE TOMBOS AO PICO DA BANDEIRA EM 06 DIAS SEM CARRO DE APOIO.


  • Na semana do natal de 2007, percorri num trekking  solitário de seis dias, o Caminho da Luz num total de 195 km. Decidi deixar a preguiça de lado e escrever um pouco da experiência vivida num dos lugares mais bonito de Minas.O Caminho da Luz tem um percurso de cerca de 195 km e vai do municipio de Tombos a Alto Caparaó em Minas Gerais,  onde se localiza o Pico da Bandeira com cerca de 2889 metros de altitude. Está localizado na chamada Zona da Mata mineira e foi idealizado pelo jornalista carioca Albino Neves
O Caminho é percorrido através de estradinhas de fazenda , vicinais e trilhas. Tentarei ser breve e claro na narrativa já que nasci mesmo para pensar e caminhar. Eu não preciso nem dizer que com as letras não tenho tanta intimidade assim.

A VIAGEM
Percorri cerca de 2000 km em ônibus de linha até Tombos.Dormi duas noites a bordo, primeiro de um "Andorinha" e depois , na segunda noite , num onibus de uma empresa mineira .Não me recordo o nome.Só sei  que de Juiz de Fora até Tombos tive que tomar mais dois ônibus.

O PERCURSO

DE TOMBOS A CATUNÉ (23 de dezembro de 2007 - 1º dia)

O caminho tem seu inicio na base da cachoeira do municipio de Tombos na divisa dos estados de Minas e  
Rio de Janeiro.São 24 km  que percorri em  cerca de cinco horas. Isso tudo percorrido depois de duas noites na estrada em onibus de linha. O trecho no seu inicio não é tão dificil assim , já que a altimetria é um pouco plana somente depois da casa da D. Francisca é que começam as subidas até chegar a Catuné. Pelo caminho a gente passa por  fazendas com seus casarios antigos datados do século XIX com palmeiras na frente , alguns morros, grutas e riachos. Esse trecho foi relativamente tranquilo, exceto pelo fato que no meio do caminho numa trilha o mato estava muito alto com risco de cobra e ameaçou chover mas a nuvem negra logo foi empurrada pelo vento para outra freguesia. É como diz o velho ditado : "Quem tem ... tem medo".


CATUNÉ / PEDRA DOURADA(24 de dezembro de 2007- 2º dia)

Eu e a saudosa dona Ana
Depois de me despedir de meus hospedeiros parti para Pedra Dourada , no segundo dia de caminhada solitária, ás 7:00 horas . Passei pelo Balneário Laje de Pedra e segui até chegar num entroncamento até chegar num santuário, onde começa uma longa subida.Fotografei bastante pois estava bastante empolgado principalmente guando cheguei na Vista do Vale do Silêncio que é um lugar  muito bonito. Eram 9:30 . A passarada(de várias espécies) ainda fazia festa na mata. Há cerca de 17,5 km da catuné já próximo a Pedra Dourada avistei uma cachoeira muito linda que escorre por cima da rocha.Depois de 19 km percorrido cheguei na simpática Pedra Dourada. Ouvi quando alguém gritou do quintal de uma casa :  - Seja bem vindo, viu!  Andei mais umas três quadras até chegar numa praça. Do outro lado da praça a pousada da saudosa  D. Ana  onde almocei  ás 12:30 e às 13:30 parti para Faria Lemos. Dona Ana orou para que o Senhor me guardasse no caminho e  desejou-me  boa sorte.


PEDRA DOURADA / FARIA LEMOS (24 de dezembro de 2007- 2ºdia)   
                   
Farias Lemos no natal de 2007
O trecho  foi bastante dificil fisicamente e psicologicamente . Quando se está exausto a gente começa a se perguntar porque é que a gente está fazendo aquilo e parece que a gente não vai vencer todo o caminho .Já tinha caminhado 19 km naquele dia .Tinha convicção do que estava fazendo e até ali só tinha encontrado pessoas boas. O objetivo era o Pico da Bandeira o terceiro mais alto do Brasil. E assim meditando um pouquinho, gemendo de dor nas pernas  com calos na sola do pé,outro pouquinho,  cheguei ás 20:30 , véspera de natal  em Faria Lemos. Exausto com a mochila nas costas e cujo único apoio era o meu "cajado de fibra de carbono" e a fé.  Foi uma véspera de natal sem festa para mim, pois cheguei tão cansado que pouco entendia o que a recepcionista falava . Tomei um banho e comi bolachinha com atum no quarto mesmo e dormi.     ÀS 07:00  do dia de natal, depois de um café reforçado parti para Carangola.                                                                                                                                                                  
                                                   
                                                 

FARIA LEMOS / CARANGOLA (25 de dezembro de  2007  - 3º dia)

Saí de Faria Lemos bem fisicamente, depois de ter caminhado 45 km no dia anterior. Nesse dia de natal  meditei muito a respeito dos grandes caminhantes da humanidade principalmente os cristãos Martinho Lutero, Martin Luther King, Agostinho, Francisco de Assis e o indiano Gandhi. As idéias de paz, amor, harmonia e justiça  ficaram bem claro para mim. É interessante como que a gente não pensa bobagens quando se faz um caminho sozinho. A gente fica bem concentrado.E assim foi...até que depois de cerca de seis horas de caminhada passando por ponte, fazendas centenárias, boiada, córregos,rios e ter sofrido para vencer a Serra dos Cristais,  cheguei a Carangola a princezinha da zona da mata mineira. Naquele natal de 2007 eu era o único caminhante, andarilho, trekker  num sol escaldante de verão.


CARANGOLA / VILA DE CAIANA / ESPERA FELIZ (26 de dezembro de 2007 - 4º dia)

A chegada em Caina
Depois de ter feito no natal uma caminhada de 23 km de Faria Lemos a Carangola partí para para Espera  Feliz  às 07:30 já com um sol de estourar mamona. Prossegui então para uma extenuante , cansativa mais gratificante caminhada. Porque? Porque a gente conhece um pouco da cultura de minas de uma maneira  saudável, queimando calorias ao invés de ficar em casa só comendo, bebendo e engordando.Passei por escola rural, horto, haras, sitios, casa do eremita José Maurilio, matas , subi serra , desci serra  por uma antiga via férrea para finalmente chegar a Vila Caiana depois de 25 km percorridos. Almocei em Caiana às 13:00 horas. Às 14:00 parti rumo a Espera feliz. O sol estava muito quente apesar de estar um pouco nublado devia estar 40ºc .
De Caiana Caminhei Cerca de 8 km até chegar em espera feliz aonde me hospedei no hotel  Pico da Bandeira. Quando vi que o hotel se chamava Pico da Bandeira pensei comigo : Estou perto.
                

ESPERA FELIZ / CAPARAÓ / ALTO CAPARAÓ (27 DE DEZEMBRO 2007 - 5° dia)

Vista do Pico da Bandeira e Cristal encoberto
Saí de Espera Feliz ás 7:30 da manhã. Era quinta-feira e faltavam apenas 04 dias para terminar o ano.Pensei comigo, daqui prá frente é só serra meu amigo. E realmente muita subida só que , assim mesmo, a gente caminhava no plano, ás vezes. E o sol continuava a queimar o branquelo. Passei por um povoado com um nome de banda de rock: Pedra Menina. Pedra menina tem um mercado, um ponto de ônibus, um coreto e igreja e um campo de futebol. Depois de 04 horas de caminhada cheguei ao inicio do calçamento de Caparaó. Me lembrei da história dos guerrilheiros do Caparaó . Almocei numa parada de ônibus que é também um restaurante . Descansei. Parti depois de 01:30 de descanso para o Alto Caparaó.  No caminho passei pelo Córrego da Galiléia , subi a serra ,  encontrei uma guarita  verde e amarela com àgua potável . Enchi meu cantil . Dali já dava para ver o gigante.  Continuei.Passei por  um armazém do  café, guarita , açude e campo . Inicio do calçamento uma placa da Igreja Presbiteriana(me lembrei do filme nada é para semprer que é sobre uma familia de presbiteriano com Brad Pitt(ele estava começando no cinema),  e mais a frente uma igreja católica azul e uma ponte. Adentrei a avenida Pico da Bandeira com o calor não dando trégua e mesmo cansado eu fotografava a todo momento a Montanha do Caparaó. Cheguei a pensar naquele momento que o sol e o cansaço estavam me deixando louco.Para quem é dos cerrados e coxilhas e ama as montanhas, aquilo tudo era um grande espetáculo da natureza. Me lembrei da história dos grandes montanhistas que se foram e de Moisés.Chorei.


ALTO CAPARAÓ / PICO DA BANDEIRA (28 de dezembro de 2007  - 6º dia)

Depois de ter dormido o sono dos sonhadores na pousada Serra Azul cerca de 18 km do Pico da Bandeira juntei forças e fui de encontro a grande conquista pessoal.O Pico da Bandeira. Estava chovendo tive que vestir uma capa de chuva. Saí da pousada às 06:30 , depois que o "seu" Arlindo me deu todas às coordenadas , de como eu devia proceder em caso de baixar o nevoeiro para não me perder e etc...
Segui  rumo ao objetivo . Passei pela Pousada do Bezerra até chegar a Portaria do Parque Nacional do Caparaó, a cerca de  3 km   e me dirigi até Tronqueira. De Tronqueira  prá frente  só se caminha sobre rocha até o abrigo Terreirão , daí prá frente mais 4km até o ponto culminante da montanha do caparaó. O Pico da Bandeira.


Pensamento: "Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição" Mahatma Gandhi


3 comentários:

  1. gostaria de saber maiores informações, moro em Santa CATARINA
    myla100@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Puxa!! fiquei fascinada c/ sua aventura , imagino quantas belezas q/ homem ñ conhece que vc teve o privilégio de conhecer, sentir, conteplar...acho q/ c/ meio século de vida ñ conseguiria tal proeza!!mas gostaria muito de faze-lo!! Como MOISÉS,20 anos peregrinou no deserto ...lendo seu relato caminhei c/ vc!!!!VALEU...!

    ResponderExcluir
  3. Suas fotos do slides são lindas. Com que máquina foram tiradas?

    ResponderExcluir