quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TREKKING PELO CAMINHO DAS MISSÕES.RUÍNAS DE UMA NOTÁVEL CIVILIZAÇÃO.

                                                                                                                                                        Em Julho de 2009 resolvi fazer um trekking de cerca de 200km, em 7 dias pelo Caminho das Missões no Rio Grande do Sul para conhecer as ruínas do que um dia foi a notável civilização Jesuítica-Guarani. O Caminho das Missões é percorrido em sete dias de São Nicolau à Santo Ângelo.
Antes de começar o Caminho passei por Santo Ângelo para conhecer o Museu Ferroviário aonde existe importantes documentos sobre a Coluna Prestes, pegar o mapa e falar com o pessoal da Agência do Caminho das Missões. Estava sozinho e achei que me dariam um termo de responsabilidade para assinar  "não nos responsabilizamos pelo maluco solitário" ,como aconteceu no Caminho da Fé.O pessoal da Agência me deu um celular para o caso de alguma emergência, telefones úteis  e um guia com mapa indicando os locais de pernoite e almoço. E lá fui eu para  um trekking puxado de sete dias para conhecer a cultura missioneira.

Tomei um ônibus na rodoviária de Santo ângelo até o inicio do Caminho que é a cidade de São Nicolau às 5:00  Dormi até depois de Guarani das Missões aonde, próximo a uma fazenda,  acordei com duas senhoras e uma jovem conversando em alemão, pensei que estivesse no exterior, mas estava mesmo é no interior do Rio Grande do Sul. Cheguei ás 09:30  descí do ônibus e já fui conhecer às ruínas, debaixo de chuva e frio.Ainda bem que eu tinha comprado um guarda-chuvas em Ijui.Depois de fotografar e fazer minhas auto-fotos, parei em uma padaria , que fica em frente às ruínas do que foi há séculos a Redução de São Nicolau. Essas reduçoes segundo renomados historiadores , tinham uma população de cerca de 5.000 a 8000 indios e eram administradas por dois padres.Eu perguntei prá moça do lugar : _ É verdade que  de madrugada, aparece fantasmas de indios e soldados espanhóis nesse local?Elas riram. Eu me despedi . E elas me desejaram boa sorte.                            


Ruínas do que foi a igreja de São Nicolau.
                                  
O "Passo a passo" do caminho

São Nicolau - Rincão dos Teixeiras - 31Km          28/06/2009
Em São Nicolau de baixo de uma garoa fina e frio,visitei o Sitio Arqueológico que fica na praça central da cidade , olhei todos os detalhes das ruínas, o que antes era uma coluna só existe uma mureta de 1 metro e o que era a torre do templo, só existe um amontoado de pedra  se parecendo mais com uma  muralha(foto). Ali se pode ver como era o sistema de escoamento pluvial, da adega missioneira e algumas esculturas nas pedras do templo. Visitei o Casarão dos Silva, construido no inicio do século XX  com as pedras do templo. Está explicado para onde foram parar as pedras das ruínas. Dali da praça a gente pega uma estrada de pedra aonde iniciei minha jornada até Rincão dos Teixeiras. Até 2 km , depois de São Nicolau começou a estrada de barro vermelho e grudento,nesse trecho passei pelo rio Guaracapá, por uma casa de apoio para àgua. Depois de 16 km de caminhada cheguei a casa da dona  Irene Both aonde fui muito bem recebido por ela e pelo seus dois filhos. Tomei um bom café e prossegui a minha caminhada no barro.Saí às 9 horas de São Nicolau e Cheguei às 18 horas no Rincão dos Teixeiras , aonde pernoitei na escola . Rincão dos Teixeira é uma comunidade do interior que fica entre São Nicolau e São Luiz Gonzaga.




   Foto automática: Edilson. São Nicolau à Rincão dos Teixeira 1º dia . 

Rincão dos Teixeira - São Luiz Gonzaga - 17 Km     29/06/2009.
"Leve àgua, as casas ficam longe da estrada".Esse foi o primeiro aviso que eu li no guia de bolso logo pela manhã (5:30)  no café. Depois de agradecer pela hospitalidade e ter deixado o meu recado que já é de costume nos livros de visita: "Pela hospitalidade, muitos hospedaram anjos sem saber". Partí rumo a São Luiz Gonzaga cidade natal do meu avô. No caminho passei pelo rio Piraju, divisa de municipio,  plantações  de trigo e um acampamento de sem-terras. O caminho na maior parte é plano o que dificultou foi o barro provocado pela chuva do dia anterior.

 A maior dificuldade nos 40 km inicial foi o barro (auto foto)                                                                           
Cheguei em São Luiz ás 12:00 horas , me dirigi até o restaurante Ouro Verde aonde almocei. Fiquei hospedado no hotel Ipê para descansar, porque no outro dia ia ter mais uma longa caminhada e eu estava exausto.




Alguns pontos turisticos de São Luiz Gonzaga que vale a pena visitar :
                                                                                                                                                               
a -      Observe algumas casas e pátios usaram as pedras (grês e itacuru)  nas construções da época.A maioria das casas antigas usaram esse material.

b -      A igreja , em estilo gótico, guarda belíssima estatuária missioneira.
                                                                    
c -      O Museu Senador Pinheiro Machado, guarda quadros e peças da história recente da cidade.

d -      Museu arqueológico.

Museu (foto:Edilson trekking)        -        São Luiz Gonzaga  é conhecida como "Manancial de poetas".  Na cidade todos conhecem os poetas Pedro Ortaça, Noel guarani, Jaime Caetano Braum, jorge Guedes  todos músicos missioneiros.                              
                                                                                                                                                             
São Luiz Gonzaga  -  São Lourenço Mártir - 27 Km (30/06/2009)

Nesse trecho a gente caminha alguns km até sair da cidade. Pela rodovia caminhei 1 km para depois entrar na estrada que leva ao objetivo do dia. Depois de ter caminhado cerca de  6 km na solidão encontrei o sr. Agenor(foto) pequeno agricultor que estava levando a sua produção sagrada para ser comercializado  na cidade.Segui em frente. Depois de cerca de 10 km  cheguei na propriedade do Sr Algemiro e Dona Maria.


         Sr.  Agenor  produtor rural(foto:Edilson Trekking)

Como já era 13:00 não quis encomodar e continuei até a casa de Dona Marlene , aonde enchi o cantil , ouvi algumas histórias: Uma delas é a da cruz tosca de madeira que fica a 40metros da casa, marcando o local de uma grande batalha da Revolução Federalista ocorrida em 1893(Sangrenta guerra civil entre chimangos-governistas e maragatos-revoltosos).Algumas pessoas deixam lenços vermelhos ou brancos com agradecimentos por graças alcançadas(foto).

            Marco de uma batalha sangrenta(foto: Edilson Trekking)
                                                                                                                                                         Depois da casa da Dona Marlene caminhei mais uns 12 ou 15 km , passei por um armazem, bar, acampamento de sem terras na entrada da vila de São Lourenço até chegar  na casa de Dona Rose. Prontamente ela me hospedou na casa que serve de hospedaria para os caminhantes e peregrinos naquelas plagas.Serviu o jantar, deu boa noite e me deixou lá sozinho. Nesse dia estava muito frio e ventando , acordei as 12:30 para ir ao banheiro, ouvi uma porta rangendo, me  deu um calafrio , felizmente só era uma porta que não estava bem trancada.

            Casarão de mais de dois séculos 

Atrativos turisticos de São Lourenço:

a  -     A casa onde  D. Rose hospeda os caminhantes já é um atrativo turistico. Observei as madeiras , trancas , algumas pedras e fechaduras que datam de mais de dois séculos.

b  -     O Sitio Arqueológico de São Lourenço. Essa Redução (comunidade missioneira formada por indios e padres jesuitas)   segue o mesmo estilo das demais pode ser observado a praça , a igreja do povoado que foi construida com pedras itacuru(pedra cupim) que não é tão resistente  ao tempo como a grês.

          Local da adega dos padres(foto edilson trekking)
c  - Por aqui existem muitas ovelhas criolas que pastam  no sitio. Elas são da mesma espécie que existia na época das missões.  

São Lourenço - São Miguel - 23 Km     01/07/2009

Saí de São Lourenço às 7:00 horas para mais  um dia de longa caminhada com frio e neblina.Graças a Deus não estava chovendo. Dormi bem na noite anterior e não passei frio , utilizei todos os cobertores possiveis, pois só tinha eu de hóspede na pousada . Com a neblina eu fiquei meio perdido quando cheguei numa encruzilhada, ainda bem que avistei uma casa próxima. Perguntei para um rapaz qual caminho seguir e ele prontamente me indicou a estrada certa.
Foi uma caminhada bem tranquila , percorri 17 km de estrada de terra e 6,2 km de asfalto até o Restaurante Guarani aonde almocei ás 14:00 horas já na entrada de São Miguel.

Caminho das Missões(foto:Edilson Trekking)

VISITA AO SITIO ARQUEOLÓGICO

Visitei o Sitio  na tarde do mesmo dia e a noite assisti ao espetáculo do Show de Som e Luz. É impressionante a arquitetura do templo construido com pedras grés , na entrada próximo ao museu os indios guaranis expõe seus artesanatos e vendem o cd que eles gravaram graças a  parceria com o Sebrae, Colégio Anchieta, Rota Missões e Prefeitura de São Miguel.  Também há algumas lojas de artesanato guarani na redondeza. Enquanto eu estava visitando o parque, a música ambiente era do cd dos indios , me lembro que tocaram aquela que diz: ...mamoetegüi re~uatãma ndepypoma, ypyxîrãkãre eijé ejeije. Que quer dizer: " desde onde você vem caminhando, tuas pegadas estão na areia do mar "


Igreja de São Miguel(foto:Edilson Trekking)

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES - CARAJAZINHO - 32 KM     02/07/2009

Esse trajeto é bastante longo, é o melhor sinalizado do caminho. Saí de São Miguel às 9:00 , depois de ter tomado um chimarrão com os indios que moram próximo ao  Sitio Arqueológico e visitado a fonte missioneira, descoberta na década de 80.


Fonte Missioneira(foto: Edilson Trekking)

Passei por uma chacará, por uma ponte, sobre o Lageado Pessegueiro e continuei até chegar  na pedreira missioneira. Dali caminhei mais 3 ou 4 km até chegar no local chamado de esquina Ezequiel onde parei para almoçar. Até aqui já tinha caminhado 14 km. Parti de Esquina Ezequiel  ás  13:30  precisava caminhar mais 18 km até Carajazinho. Há poucas casas nesse trecho  e o sol já tinha me dado trégua.Cheguei ás 17:40 na casa do Sr João de Mattos .

O Sr. João de Mattos

A casa do Sr. João é uma das mais antigas da região foi construida com pedras das reduções  e tem cerca de 200 anos.O pouco que conversei com ele, fiquei sabendo muitas coisas sobre poesias gauchescas , música missioneira e histórias e causos.


(Foto Edilson Trekking)
CARAJAZINHO - PARQUE DAS FONTES - 25 KM        03/07/2009

De manhã, bem cedinho, tomei um chimarrão com "seo" João de Matos e D. Neli e prossegui rumo ao Paque das Fontes. Entre Carajazinho e o Parque das Fontes fica o Sitio Arqueológico  de São João , a cerca de 12 km da casa do sr. João de Mattos . O Sitio fica aberto o dia todo. Aproveitei que cheguei cedo
e fiz uma trilha  ecológica dentro do Sitio, lá tem várias plantas e árvores usadas por guaranis e jesuitas, como por exemplo a nossa conhecida ilex paraguaenses, da qual origina a erva mate  e a cáa-pororóca usada para anestesiar os peixes, ficando fácil pegá-los com a mão.Conheci o museu onde é exposto o que sobrou do material da época das reduções(foto).

         Foto (Edilson Trekking)
Depois de ter visitado o Sitio da redução de São João parti para o Parque das Fontes. Passei pela Ponte do Moinho, local onde havia um moinho missioneiro, casa do Sr. Eugênio, por um pontilhão, pela casa do Sr. Sebastião e D. Terezinha, Ponte de Ferro do Ijui-mirim que tem  em seus pilares pedras da Redução de São João Batista até chegar exausto no Parque das Fontes às 19:30, cansado e com fome.

   Rio Ijui (foto:Edilson Trekking) 


PARQUE DAS FONTES - SANTO ÂNGELO  -  15 KM   04/07/2009

Fui recebido no Parque das Fontes por pessoas muito simpáticas , fiquei hospedado em uma das cabanas do local. Me surpreendeu a beleza natural do local: pela estrutura do empreendimento: piscina, lago, cancha de esportes, restaurante; e pelas pessoas que recebem. Como por exemplo o Prof. Mário Simon que é um dos maiores conhecedores de história das  Missões.  Parti do Parque ás 5:30, ainda na escuridão da madrugada no último dia da longa caminhada pelas Missões Jesuítica-Guarani. No meu guia de bolso estava escrito: " Quando chegar na Comunidade de Serra de Baixo numa encruzilhada em forma de cruz Dobre a Direita e siga em frente".


  Foto: Edilson   
                                                                                                                                                              Passei pela casa do Sr. Clóvis  e D. Enésia , caminhei  até chegar ao Rio Ijui. Atravessei. Me veio a mente aquele hino: "Sou peregrino na terra".Realmente um Cristão é  um peregrino na terra . Cheguei às 10:00 na Comunidade Haller. às 10:30 estava chegando na cidade de Santo Ângelo adentrando a Av. Ipiranga, andei alguns  metros e passei à frente do Monumento aos Maçons e a frente cerca de 300 metros o  Monumento à Coluna Prestes. O celular estava com sinal.Liguei para a Agência do Caminho para avisar que estava chegando(conforme o combinado). O Cláudio me perguntou: -"Você está aonde agora? "
Eu disse: - Estou prestes a chegar a Coluna Prestes.


        Monumento aos Maçons                  Monumento a Coluna Prestes
          (foto:Edilson Trekking)                     ( foto: Edilson trekking)


MONUMENTO A COLUNA PRESTES
Refaz o caminho da marcha que saiu de Santo ângelo até Teresina, no Piaui.

Cheguei a Catedral angelopolitana as 12:00 cansado , com fome e muitissimo satisfeito. Levei a minha alma para conhecer outras culturas. Estavam  me esperando o pessoal da Agência.

PONTOS TURISTICOS DE SANTO ÂNGELO

Monumento ao índio/teatro municipal: Homenagem ao bravo índio missioneiro, obra de Olindo Donadel, de 1960. O Teatro Municipal Antonio Sepp tem capacidade para 800 pessoas.



Foto: Edilson Trekking



Catedral Angelopolitana: A Catedral , erquida a partir de 1929, está localizada no mesmo lugar da igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio.



Memorial Coluna Prestes: Homenagem a Grande  Marcha , cujas primeiras reuniões aconteceram neste local, em 1924. Junto ao prédio está o Museu Ferroviário. A Estação férrea foi inaugurada em 1921.


Foto: Edilson Trekking

Capela do Colégio Verzeri: No interior do Colégio existe uma Capela  em cujo interior possui pinturas sacras do artista italiano Emilio Sessa e Aldo locatelli.

Foto:Edilson Trekking

Museu Municipal Dr. José Olavo Machado/Moto Peursi: No mesmo espaço na antiga Redução, no centro histórico da cidade, situa-se o Museu instalado em um prédio do séc. XIX. O acervo preserva material arqueológico do período anterior à chegada dos jesuitas .

Praça Ricardo Leônidas Ribas/AAPASA/ Brique da Praça:  Nos domingos acontece  o Brique da Praça,reunindo milhares de pessoas que conferem  as bancas de artesanato e assistem espetáculos artistícos-culturais.


LOCAIS VISITADOS E BREVE HISTÓRICO DOS 7 POVOS DAS MISSÕES:

São Francisco de Borja: Criada pelo Pe. Francisco garcia de Padra, teve sua origem a partir de um desmembramento da Redução de San Tomé em 1682. Difere das demais por ter sido constituidos por indios charruas. A partir de 1706 , o irmão leigo josé Brazanelli teve destacado trabalho artistico nesta redução. Apóes a expulsão dos jesuítas essa redução não foi queimada ou destruida, mas o abandono, os saques e a ocupação posterior puseram fim aos seus vestigios.

São Nicolau - 1687    Primeira Redução do 1º ciclo, está localizada na margem esquerda do Rio Uruguai
a pouco mais de 20 km da sua margem. Foi fundada pelo Pe. Roque Gonzalez em 1626. Foi reconstruida em 1687, no chamado segundo ciclo missioneiro, praticamente no mesmo lugar da anterior.

São Miguel Arcanjo - 1687    Fundada em 1687, a belissima igreja foi construida pelo Pe. João Batista Primoli e cem operários índios entre 1735/45. Foi tombado pela Unesco , em 1983, como Patrimônio Histórico da Humanidade.

São Luiz Gonzaga - 1687    O Pe.  Miguel Fernandez em 1687. Os primeiros habitantes vieram de Concepcion(Argentina) vieram também índios do Guaíra. A igreja foi iniciada em 1696, sob a coordenação do Pe. Francisco Avedoño. O colégio original da Redução , até a primeira metade do século XX, estava sendo usado pela Administração Municipal quando foi destruido. Como a cidade cresceu no mesmo local da redução, não ficaram muitos vestígios do Povoado.

São Lourenço Martir - 1690   Pe. Bernardo da La Vega foi quem fundou essa Redução que foi resultado da divisão de Sanmta Maria Maior, no atual Paraguai, que já não comportava o grande contingente de índios. Essa redução destacava-se pelos exímios pintores, escultores e músicos. Na construção foi usada a pedra itacuru, abundante na região. Essa pedra é menos resistente que a grês.

São João batista - 1697    Criada pelo Pe. Antonio Sepp, teve origem do desmembramento da Reduçãode São miguel Arcanjoque já possuia uma população muito maior do que podia suportar. As cartas que o Pe. Antonio Sepp enviava aos seus parentes austríacos são um dos melhores registros que se tem acesso  sobre a vida nas reduções.Deve-se a ele (conhecido como o "Gênio das Missões") a siderurgia nas Missões. O ferro e o aço, extraidos da pedra itacuru, impulsionaram o desenvolvimento das Missões, pois passou-se a produzir suas ferramentas ao invés de importar.

Santo Ângelo Custódio - 1706    A mais nova dos 7 povos, teve sua fixação primeiro na margem esquerda do Rio Ijui, em 1706, sendo transladada para seu local definitivo na margem direita em 1707. Na sua origem está o desmembramento da Redução de Concepcion(atual Argentina).  Santo Ângelo prosperou tornando-se em poucos anos, o mais rico dos povos missioneiros Era o maior produtor de erva-mate , dedicando-se também a industrialização da mesma, apreciado em grande parte da América espanhola, portuguesa e até na Europa. Grande destaque teve nas artes. A única estátua que se encontra em Santo Ângelo é a do Cristo morto, na catedral.

Estatuaria missioneira no Museu das Missões(fotos:Edilson Trekking)


Entalhe em bloco de arenito encontrado nas ruinas de São João batista.(foto: Edilson Trekking)



Detalhe da arquitetura feita em pedra grés da Igreja de São Miguel(foto: EdilsonTrekking)

Existem diversas obras sobre as Missões , abaixo alguma delas:

O filme:

 
                  Realmente Magnifico!!!

Livros:

Missões , indios e jesuitas  de Mansueto Bernardi  da editora Sulina, 1982

Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Jean Baptiste Debret , Editora Circulo do Livro, 1983

Missiones e sus pueblos guaranies de Guilhermo furlong. Buenos Aires, 1926

São Miguel das Missões - Diretrizes para o Desenvolvimento Físico da Equipe da SDO-CEDRO .Vários.

Breve Noticias dos Sete Povos de Mário Simon , Três Edições  , 1984

O Caminho da Pedra - romance histórico , 1988

Missões: uma utopia política de - Arno Alvares Kern. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982


Grandes intelectuais da Europa, tais como Voltaire e montesquieu , filósofos do iluminismo, reconheceram  as Missões como a realização da utopia do cristianismo. As Missões podem ser consideradas como as raizes da América Latina, merecendo a dedicação de pensadores que buscam desvendar  a incrivel história de um povo sumido definitivamente de seus territorios, diante de interesses escusos das coroas portuguesa, espanhola e da igreja da época. 

                                                                                    Edilson Trekking





Dedicado a Jeferson Sidnei e  Flávio Nascimento que foram grandes Soldados da Paz nessa vida . 


MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CAMINHO DAS MISSÕES  NO SITE : http://www.caminhodasmissoes.com.br/                                                                                                                                                                                                                               

TEL.: (55)3312-9632

OS IDEALIZADORES DO ROTEIRO HISTÓRIO-CULTURAL-ESPORTIVO
ROMALDO  E CLAUDIO

                                                                                                                 




                                                          

Um comentário:

  1. Edilson, obrigado por tão grande lição de cultura e conhecimento.Parabéns por seu empenho em nos mostrar um pouco da nossa história.Fui seguindo cada caminho,junto com vc,em sua jornada.Amei.

    ResponderExcluir