domingo, 28 de fevereiro de 2010

CAMINHANDO ENTRE LOBOS E CORDEIROS. "OS ROMANOS SÃO CONQUISTADORES, CONQUISTÁ-LOS NÃO NOS FARÁ DIFERENTE DELES".

Não sou intelectual , não tenho grandes conhecimentos de ciência , religião, politica, cinema etc, etc... Como está escrito laaaá no meu perfil:"Eu sou do povo...humilde funcionário público,....Algumas coisas que aprendi sobre religião, politicas e lutas  na minha infância foi na Escola Dominical naquela igrejinha Metodista de madeira com uma cruz de madeira na frente, hoje muitos evangélicos  pósmoderninhos  teriam vergonha de frequentar. Na época nossos vizinhos falavam com o maior preconceito do mundo: "-Olha os crentes! já vão para a igrejola.", outros diziam: "- lá vão os crentes com seu desodorante(biblia) debaixo do braço.Naqueles tempos era mais dificil ser crente do que ser gay.  Mau sabiam eles, que um dia eles iriam carregar o "desodorante" dos crentes também . Falavam isso  com desdém e  preconceito, porque eles nem 'sabiam lá' o que era Igreja Metodista, Protestante ou Alan Kardec, aliás, acho que até hoje não sabem. Na época a gente passava por dificuldades finaceira-O meu pai era funcionário do estado e o "salário ó!"ele só via a cada três ou quatro meses, na época a capital ficava muito longe e o pagamento vinha via malote, mais parecia que vinha de mula. Depois descobrimos que o correio não demorava tanto assim eram as próprias    "otoridades" que aplicavam o dinheiro para render juro no banco,... bom....  Naquela época, anos 70, dá prá perceber que o estado controlava tudo exceto as "otoridades corruptas".Na minha infância frequentei a igreja até os doze anos . Tempo suficiente para aprender muita coisa, como por exemplo , sobre Direitos Humanos , Racismo e Ecumenismo  que um Capelão metodista nos ensinou numa salinha "4x4" na "Igrejola". Na minha infância , como até os dias de hoje, nós recebemos em nossa casa( com muito respeito que só tem quem um dia sofreu discriminação) pessoas de diversas religiões ou filosofia , seja kardecistas, católicos, religiões orientais,maçons, mórmons , pentecostais, testemunhas de jeová , sendo esses três últimos meio que, um tanto insistentes, sendo que quando eles descobrem que a gente conhece sobre as doutrinas deles logo se afastam. Se voltarem serão bem recebidos.

Veio o tempo de juventude. Fui servir o exército. O sonho do meu pai era que todos os filhos fossem militares(naqueles tempos, aqui no interior, os pais queriam que os filhos fossem militares ou funcionários públicos para fugir do duro trabalho no campo , da miséria 'etc e tal,tal, tal'). Num belo dia quando acordei ,no alojamento dos recrutas, sentí que havia alguma coisa, não embaixo do travesseiro, mas entre a fronha e o travesseiro. Senhores e senhoras , havia dois livros sobre socialismo! Que pecado! Pecado maior era se eu não lesse. "Prove de tudo, retenhas o que é bom".  Ambos falavam sobre luta armada e na situação que nós estavámos praticamente passando fome em tempos de abertura politica.Tancredo já tinha sido eleito numa eleição indireta. A leitura desses livros despertou em mim um desejo  de pegar em armas, formar um grupo armado , lutar contra toda a injustiça reinante , contra todos aqueles que tinham tirado nossa dignidade nosso direitos fundamentais . Descobri que, além de conviver com os lobos devoradores externos eu tinha que lutar contra o lobo que existia no meu ser.

Flor na Serra da Mantigueira-SP(foto Edilson Trekking)

Hoje aqui na varanda da minha casa que eu gosto de chamar de cabana. Refletindo.Estou aqui levando uma vida muito boa graças a Deus com um emprego que me dá meu sustento, plano de saúde,previdência, um salário. Bom se considerarmos que muitos dos meus amigos estão desempregados. Degustando um vinho razoável , ao estilo argentino com muita água mineral. E na minha vida caminhando entre lobos e cordeiros , lutando para que o lobo não tome o lugar do cordeiro na minha natureza humana.

Hoje ,penso nos irmãos metodistas, presbiterianos e outros cristãos ,que no desespero daqueles tempos, se debandaram para a luta armada. Se foram cordeiros ou lobo não sei, só sei que se hoje vivo num país mais justo e democrático isso devo muito a eles.

Faz muito tempo que não leio a biblia ,o desodorante dos crentes, como diriam a vizinhança, amigos e a familia dos meus país)mais alguns ensinamento da biblia que aprendi na infância ainda estão bem vivos no "lago da memória" e um deles é : "Os romanos são conquistadores, conquistá-los , não nos fará diferente deles". Não se desesperem seja qual for a situação Ele estará sempre do nosso lado.

Um comentário:

  1. muito bom o texto. tenho uma experiência de infância parecida... meus pais tb eram crentes bem roots... ... ... só não acho que vivemos num pais tão melhor.

    jadertiago@hotmail.com

    ResponderExcluir