sábado, 19 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO E O EQUILIBRIO ENTRE A FÉ E A RAZÃO.

 Um grande escritor e  pensador de nosso tempo sem nenhuma dúvida.Foi uma grande perda para a literatura mundial. Se Jesus  e todos os que vieram após Ele usaram a fé e razão para deixar esse mundo um pouquinho melhor para se viver, Saramago usou somente uma ferramenta : a razão. E com essa buscou também melhorar mais um pouquinho o mundo em que vivemos, no sentido de que contribuiu e muito para a propagação da liberdade de consciência , pensamento e opinião. 



Uma das obra que mais causou polêmica foi O  Evangelho Segundo Jesus Cristo criticada por vários religiosos cristãos radicais, sendo que para muitos cristãos, o protestantismo por exemplo, não fez muito sentido tais criticas já que um dos principais principios dessa corrente religiosa e de pensamento é a interpretação privada ou juizo privado da biblia.

Meu sobrinho de 10 anos me perguntou: Se Jesus era Deus porque é que ele não matou todos aqueles soldados romanos? Eu disse a ele: Talvez porque Ele era Deus e amava mais aqueles soldados do que a gente amaria.

Muitas das vezes ateus como Saramago colaboram mais com Deus do que certos religiosos.

Descanse em paz José Saramago.Deus conforte a familia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário