sábado, 30 de outubro de 2010

O Caminho dos Cristãos na História. 31 de Outubro dia da Reforma Protestante


Uma das causas que o protestantismo defendia era  o nacionalismo
Não podemos deixar de dizer que Martinho Lutero sofreu forte influência de cristãos de fora da Igreja Romana. Na idade média já existia cristãos separados da Igreja Romana, que cultuavam Deus escondidos da autoridade papal em cavernas ou no meio do mato como é hoje na República Popular da China e em outros paises que não aceitam a nossa fé.É considerado pela história como o inicio da Reforma Protestante a afixação pelo monge Agostiniano das 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Um dos exemplos desses cristãos que viviam escondidos são os valdenses que quando descobertos pelo Santo Oficio eram "exemplarmente" punidos.Lutero também foi fruto do pensamento renascentista. E a invenção da imprensa por Gutemberg foi o efeito multiplicador .Outros grandes reformadores são Jhon Knox , Zwinglio e João calvino.


O PROTESTANTISMO NO BRASIL

O protestantismo conseguiu se estabelecer no Brasil a partir do século XIX, com a chegada de imigrantes Europeus e Norte-Americanos, oriundos de missões das chamadas denominações históricas Metodistas, Congregacionais, Presbiterianos e Batistas.

A primeira estratégia de penetração dos presbiterianos-responsáveis pela implantação do protestantismo na Bahia e em Sergipe - foi compreender o modus vivendi do brasileiro e a partir daí estruturaram um plano de ação no qual a educação constitui-se na principal estratégia de propaganda das idéias de uma civilização cristã com novos padrões intelectuais e morais, moldada na fé.

Pensamento: O protestantismo foi uma das fontes das quais o Iluminismo bebeu.



A cruz na bandeira significa cristianismo 



Assim como o Brasil é o país com mais católicos do mundo os paises escandinavos ou nórdicos, são considerados nação com população acima de 90% de protestantes.









                                                                     Nota: O Protestantismo no Brasil. Fonte de pesquisa INEP.

O grande desafio dos protestantes brasileiros hoje é expulsar os vendilhões do templo e contribuir para que o Brasil se torne cada vez mais um país justo, com oportunidades de trabalho , salário justo e emprego para todos.O que eu acho também é que o fardo da classe média está muito pesado cobrar uma reforma tributária seria importante. Continuem tratando bem o ser humano independente de crença, descrença,cor, raça, etnia, posição social...Sempre em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Graça e Paz da parte de Edilson Trekking.
 

Um comentário:

  1. Ola Edilson!
    Belo Post!

    Temos que agradecer a Deus por esse grande dia.
    O dia que fez surgir um povo que hoje honra, glorifica e exalta o Nome Santo do Senhor Jesus Cristo.

    Fica na Paz!
    Marcell

    ResponderExcluir