terça-feira, 2 de novembro de 2010

Trekking. Preserve a Natureza nós somos parte dela

Trekking independente e solo
Trekking É uma atividade física , aeróbica, que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade desde que não esteja muito tempo sedentário. Os sedentários devem consultar um médico e um profissional de educação fisica antes. Começar com caminhadas curtas de treinamentos para fortalecer a musculatura das pernas e quadril que são os mais exigidos nessa atividade.                                                                                                                                             
Segundo o montanhista e andinista *Freddy Duclerc " trekking nos remete a caminhar, trilhar, andar. A mais remota e conhecida forma de deslocamento desde que o homem ascendeu a qualidade de bípede".
      *Guia especializado, fotografo da natureza e publicitário.  
Trekking é uma caminhada para se chegar a um local remoto , onde poucos se  aventuram a ir , por ser de dificil acesso, não é somente uma caminhada, a caminhada em si não faz sentido a não ser que esteja acompanhada de alguma motivação física ou psíquica.  
Trekking é caminhar com  prazer, é conviver com a natureza , consigo mesmo,com amigos com todo o respeito pela cultura local.
No Brasil, de norte a sul e de leste a oeste, no cerrado , no litoral , na mata atlântica ...Trekking é uma atividade sem fronteiras.


Origem 


A palavra trekking tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.
A palavra foi absorvida pela lingua inglesa e passou a designar as longas e dificeis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimento, como a nascente do rio nilo e as neves do monte Kilimanjaro.
Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados.Atualmente, utiliza-se a palavra  em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza e culturas . 

TIPOS DE TREKKING 

Trekking Independente - Solitário, planeja a rota,  compra as provisões, estuda o clima, escolhe o equipamento. A viagem é mais econômica e flexível em datas e caminhadas fora do roteiro pré-determinado.É necessário experiência para praticar o trekking Independente. Esse é o que esse blogueiro prática. 
Trekking Organizado - passa a responsabilidade da infra-estrutura e organização para empresas especializadas aventureiros que não tem experiência, e deseja se aventurar em lugares de difícil acesso e ou desconhecidos.
Trekking Assistido - Este tipo de viagem possibilita que você interaja mais com os nativos , além de contribuir com o comércio ou economia do lugar. Nesse caso, o trekker, ao chegar no local a ser visitado,  contratará os carregadores, guias e demais equipamentos coletivos..
Trekking de Competição - É o chamado "Enduro a pé". Semelhante ao enduro de carros e motos de regularidade, equipes de três a seis pessoas navegam em cima de uma planilha com referências e velocidades médias pré determinadas.




TREKKING SEM LIMITE
TREKKING PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA 
TREKKING PARA CONHECER LUGARES COM NATUREZAS DESLUMBRANTES , POVOS,CULTURAS E CULINÁRIAS DIFERENTES DA NOSSA.
TREKKING PARA A VIDA
TREKKING PARA A LIBERDADE
TREKKING PARA CONHECER A HISTÓRIA DOS LUGARES
TREKKING...


PRESERVE A NATUREZA, POIS SOMOS PARTE DELA



Nenhum comentário:

Postar um comentário