sábado, 10 de julho de 2010

OS CAMINHOS DA DEMOCRACIA .O ANJO DA GUARDA DA DEMOCRACIA.

Meus pais deram quatro filhos para as forças armadas ,sendo que, somente um seguiu carreira. Somos todos "ficha-limpa" graças a Deus. A minha familia é democrática ,uns são de direita e outros são de esquerda, igualzinha a do saudoso *pastor Jaime Wright  acreditamos que existam possibilidades tanto na esquerda quanto na direita mas não nas "bandas podres" destas.Como cristão eu acredito que o sistema de governo mais justo é o democrático , isso é pelo fato de eu ter sido educado numa denominação que sempre prezou pela defesa do sistema vigente e sermos perseguidos em outros sistemas mais rigidos e intolerantes.  É importante frisar que essa denominação, na qual fui educado, apesar de ter sua origem na Universidade de Oxford-Inglaterra   e primeiramente ter se expandido pela América do Norte , é autonôma . Quer dizer : não tem satisfação a dar à qualquer autoridade  fora do Brasil, ou  nação , a não ser, respeitar as leis e cultura dos paises aonde estiverem localizadas.Lógico, quando se diz autonôma é isso.


Eu servi em 1983  na Infantaria quando comecei a tomar gosto pela marcha ou caminhada.  Nessa época estávamos caminhando rumo a "deusa"  democracia. E a torcida era grande em favor da "deusa".He , he, he.
Lembro-me, como se fosse  hoje, quando o Tenente ,Instrutor do Curso de Cabo ,nos ordenou  redigir sobre o significado da palavra democracia. Eu escrevi: Democracia é uma forma de governo aonde todos tem direito de votos... e conclui o texto com a citação da frase de Abrahan Lincoln : "A democracia é o governo do povo, pelo  povo e para o povo."  Depois disso o instrutor começou a dar as missões mais dificeis para fazer ,se tinha uma àrea de brejo para atravessar  ,lá ia o soldado Edilson  primeiro para depois o resto do pelotão passar". Mas tudo bem , o adestramento faz parte e é muito importante para preparar o militar para uma situação real de combate.  Sinceramente, eu gostei de servir o exército, não foi um ano perdido como muitos dizem, pois foi dentro da caserna que aprendi a importância da disciplina e hierarquia que são às que nos garante a liberdade aqui fora.   Muitos se perguntarão: Como assim?!

O ANJO DA GUARDA DA DEMOCRACIA
Num Estado Democrático de Direito as Forças Armadas exercem uma função de extrema importância que é o de proteger a constituição ,o país e a liberdade do seu povo. Não representa e nem apóiam nenhuma tendência politica nem grupo étnico ou social. A sua lealdade é ao Estado de Direito e a própria Democracia

As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou partido único , mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.

* Pastor Presbiteriano Co-autor do Livro Brasil Nunca Mais e Tortura Nunca Mais.



Fonte de pesquisa sobre democracia : http://www.suapesquisa.com/

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CAMINHO DA CULTURA .MS CANTA BRASIL .SHOW DE LEONI E MUCHILEIROS.

Cerca de 40.000 pessoas prestigiaram o show de Leoni e Muchileiros, ontem em Campo Grande , no momento em que o Faustão estava apresentando para todo o Brasil o "Meteoro de paixão" ,Luan Santana ,revelação   neo-brega do momento, o que eu chamo de jovem brega.


                                                 
Leoni elogiou a Banda Muchileiros e  experimentou o tereré, bebida tipica da fronteira. Não vamos ter vergonha da nossa cultura e costumes como muitos cantores bregas tem.

LEONI
Fez parte da Banda Kid Abelha e Heróis da Resistência  que fizeram muito sucesso nos anos 80, agora em carreira solo. Os sucessos mais conhecidos do Leoni são as músicas "Garotos II" e "Por que não eu".

BANDA MUCHILEIROS
Com influências latinas da região de fronteira e por terem viajado pelo Peru  , Bolivia , Argentina e Uruguai , estudando os ritmos  da nossa cultura latina ,a banda toca várias vertentes do pop-rock .

ROCK É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL DA PATAGÔNIA À FINLÂNDIA.

sábado, 3 de julho de 2010

PADRE VALDO DA BIKE. UM GENTLEMAN QUE NOS DEIXOU UM LEGADO DE PAZ, AMOR E HUMILDADE

PADRE VALDO NO GOLFO DO MÉXICO

Se vivo estivesse, padre Valdo estaria completando 66 anos e provavelmente estaria em algum lugar da europa pedalando ,mas Deus preferiu dar descanso ao nosso grande cicloturista, em 23 de Fevereiro do corrente ano, foi encontrado em sua tenda a cerca de 500 km de Tihuana como se estivesse dormindo, morreu de morte natural. Um dia antes(22 de fevereiro)   Valdo tinha pedalado cerca de 63,75 km , conforme está no seu diário. Um  homem probo, reto , educado e livre . Todos os dia agradeço a Deus por ter conhecido esse homem que gostava de aventura. Esses dia ainda ,eu degustei um vinho na varanda de casa, virei para a minha esposa Fernanda e disse que toda vez que faço isso, lembro-me de Dom Valdo. Eu não esqueço quando nós o conhecemos , ele chegou e pediu para  armar a tenda no quintal da casa dos meus pais mesmo tendo um quarto disponivel, e quando partiu para Joinville meu pai o abraçou e chorou. Abaixo a transcrição do último email que Valdo  enviou:

"Carissimos amigas e amigos

Estou na Baixa Califórnia e cheguei a Guerreiro Negro.
Atualizei o diário com às últimas notícias
Só faltam pouco mais de 600 km para entrar na terra do Tio Sam.

Abraços"

Os cicloturistas brasileiros podem ter orgulho desse homem  que por onde passou, deixou palavras de paz, seja no Paraguai , Argentina... e em todos os outros paises (cerca de 40)por onde ele passou.

A maioria dos  homens querem viver na terra para serem servidos ou bajulados, se assentar em tronos de ouro , mansões , palácios(esses terão o seu galardão); e  outros para desbravar , andar no meio do povo ,  para ir aonde muitos não foram, para sentir a liberdade do sol na cara, da chuva, do orvalho da manhã , do nascente ao poente , do mar às montanhas, das aldeias às favelas, numa passeata por direitos civis... somente o aconchego do lar não o satisfaz(Edilson Trekking).


AS AVENTURAS DO VALDO ESTÁ NO SITE  : http://valdonabike.com/