domingo, 20 de setembro de 2009

Caminho da fé -II Parte - de Ouro Fino-MG a Campos do Jordão-SP

Ouro Fino à Inconfidentes. Esse trecho eu percorri tranquilo os 8 km  sem problemas com altimetria plana.

Inconfidentes à Borda da Mata. Ainda em Minas, foi uma caminhada mais puxada de cerca de 24 km . Isso tudo eu fiz em cerca de 6 horas.Uma curiosidade Borda da Mata é a capital nacional do pijama.

Borda da Mata à Tocos do Mogi (19KM) - Levei cerca de 6 horas até Tocos do Mogi .
                                                Tocos do Mogi - Jan/2007


Tocos do Mogi à Estiva. Caminhada sempre subindo serra e descendo serra por caminhos e trilhas cheguei a Estiva terra do morango.Nesse dia eu caminhei 22 km e peguei uma baita de uma chuva com direito a raios e trovoadas , sendo que próximo a Estiva tinha caido uma barreira na noite passada.  Curiosidade: 3 º maior produtor de morango do país.

De Estiva para Consolação 16 km de caminhada
radical .


De Estiva para Paraisópolis (21km). Essa compensou todas as outras.Cheguei nessa localidade no dia do aniversáio da mesma.Daí... dê-lhe chopp!

Paraisópolis à Luminosa. 


Luminosa  26/01/2007        


Luminosa(MG) - Campista(SP) -Campos do Jordão(SP)  Total percorrido 37km.                                                                                                                                                      De  Luminosa até            Campos do Jordão foi uma caminhada de 02 dias com tempo nublado , sendo que no primeiro dia de          Luminosa a Campista caminhei debaixo de chuva . Os 20 km finais até Campos do Jordão paisagem da      serra da mantigueira . Nesse dia saí ás 8:30 horas de Campista andei um pouco através da rodovia e depois  adentrei a mata da serra da Mantiqueira até "Campos". Fim de jornada. O caminho da fé é importante do ponto de vista cultural e esportivo . Além de se exercitar o corpo e conhecer culturas , exercitá-se a humildade e  a tolerância.  

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TREKKING

A palavra trekking tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.
A palavra foi absorvida pela lingua inglesa e passou a designar as longas e dificeis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimento, como a nascente do rio nilo e as neves do monte Kilimanjaro.
Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados.Atualmente, utiliza-se a palavra  em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza e culturas .


Transcrevi abaixo uma definição que escolhi do "Livro de cozinha do excursionista faminto" de Sérgio Beck

  "O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um;uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, o de ver coisas que poucos viram; o de autoconfiança,força,humildade,fé e autoconhecimento."  (Beck,1994)

domingo, 13 de setembro de 2009

Caminho da fé - I Parte - de Mócoca-SP a Ouro Fino-MG

Em janeiro de 2007 fiz um trekking puxado pelas trilhas e caminhos da fé  em 10 dias-de Mócoca a Campos do jordão. É um caminho histórico-esportivo-cultural e de peregrinação .Por onde se conhece diversos municipios , vilas  e comunidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais sendo os mais conhecidos Ouro fino em Minas  e a pitoresca Campos do jordão no estado de São Paulo. No primeiro dia caminhei , ou trilhei de Mócoca a São José do Rio Pardo , debaixo de chuva.E debaixo de chuva, no segundo dia, caminhei de São José a São Sebatião da Grama(cerca de 25 km). No terceiro dia finalmente o sol de São Sebastião a São Roque da Fartura,aonde entre essas duas localidades parei para descansar num antigo mosteiro que estava sendo reformado para virar uma pousada. Ainda no estado de São Paulo, no terceiro dia parti , com tempo nublado e o sol às vezes "dando às caras" , de São Roque da Fartura rumo a *Àguas da Prata. Nessa região, a partir de São roque, a altimetria já começa a ficar constante.Sofri muito para vencer a serra até`"Àguas" .
No quarto dia , em 19 de janeiro , cansado e com calos nos pés, prossegui na minha grande aventura rumo a Andradas com direito a  tempestade próximo ao Pico do Gavião  já no estado de Minas Gerais.
Em 20 de janeiro , as 7:30 parti para Ouro Fino terra do menino da porteira de Luisinho e Teddy Vieira...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

OS CAMINHOS DA MÚSICA - BANDA MUCHILEIROS


Em tempos de relativismo cultural (qualquer coisa é música:"Me joguei no chão na sala de estar") os Muchileiros estão aí para fazer a diferença com uma mistura de rock/pop latino e MPB . Com canções próprias de boa qualidade(melodia,ritmo,letras) a banda muchileiros vem agradando principalmente o público mais exigente , inteligente, culto e providos de senso crítico do MS.Eles estão fazendo muito sucesso na capital do estado tocando em diversos bares e clubes de Campo Grande-Ms . Estão vivendo de música, isso mesmo !De música de verdade com letras que falam da cultura latina , da fronteira , dos lugares e povos ,como por exemplo a música fronteira que é cantada em espanhol, portugues, inglês e guarani. A banda Muchileiros, falo com muito orgulho , são dignos representantes da cultura da fronteira e do estado.



http://palcomp3.com/banda-muchileiros/



http://www.bandamuchileiros.com/


comunidade no orkut