sábado, 5 de dezembro de 2009

TREKKING NA ILHA GRANDE-RJ.

Em Fevereiro de 2008 caminhei em duas trilhas na Ilha Grande - RJ de Vila do Abraão à Dois Rios, Abraão à Lopez Mendes circuito Abraão. A Ilha  é Distrito de Angra dos Reis localizada na Baia de Sepetiba.
Dessa vez fui acompanhado da minha esposa Fernanda.Na realidade o meu sonho é dar a * volta na Ilha considerada por mim como uma amostra do paraiso.Infelizmente não deu para fazer a volta no sentido horário ,devido ter tirado apenas doze dias de férias e ter passado no Rio para visitar uns amigos e daí um chopp aqui outro alí , passeio em Paquetá, Copacabana , Cristo etc... acabei ficando cinco dias.Do Rio fomos de ônibus até Mangaratiba e depois pegamos à barca para a Ilha.
Ficamos hospedados num camping  cerca de cinco dias com um casal de cariocas muito simpático o Júnior e a Dani.
Fiquei contente ao saber que ali como em Paquetá não circula carros ou qualquer outro veiculo automotor somente o ônibus da PM.Eu tinha lido pouco a respeito da Ilha ,sabia apenas sobre o Presidio Federal  famoso por acolher presos politicos, o livro Memórias do Carcere e desrespeitar os direitos humanos.


A trilha de Abraão à Dois Rios

Esse trilha nós fizemos em cerca de duas horas de caminhada com paradas para fotos, beber àgua e fazer lanches num único bar da Vila próximo ao presidio.
O casal carioca nos guiou , pois eles conhecem o local muito bem , já faz mais de 6 anos que eles visitam esse paraiso regularmente.A dificuldade maior é no inicio aonde a gente sobe um morro , no meio da mata, logo depois já surge uma estradinha que vai atá a Vila e depois à praia.Antes de chegar passamos por um corredor de palmeiras muito bonito.


O FANTASMAGÓRICO PRESIDIO FEDERAL DA ILHA GRANDE E ...A VILA FANTASMA

Do Presidio só restam o pavilhão principal e o muro e uma guarita em pé o resto foi tudo implodido por ordem de Leonel Brizola em 1993 . Por que será?




Por ali passaram  presos politicos e presos comuns.Graciliano Ramos escreveu ali Memórias do Cárcere entre janeiro de 1936 e março de 1937 na ditadura de Vargas . Existe uma Vila chamada de Vila fantasma que é aonde os funcionários do presidio moravam. Hoje restam poucas casas habitadas (cerca de três) por familiares de Pm's . Existem também uma lanchonete e uma capela o restante das habitações estão todas abandonadas , muitas tomadas pelo mato.Conhecemos um senhor que já virou lenda  por ter sido o último presidiário e que se acostumou no local e não quis mais ir embora para sua terra natal.
A entrada na Vila de Dois Rios é controlado por guardas que anotam o nome de cada visitante.O único veículo automotor que circula é o ônibus da PM.



Da Vila nós passamos pelo presidio que fica a uns 500 mts e pela extensão da Universidade e chegamos a paradisíaca praia de Dois Rios onde desfrutamos dos prazeres frugais.Afinal ser frugal é um atalho para a felicidade segundo o Taoismo.




No terceiro dia fiz sozinho a trilha de Abraão à Lopes Mendes. O casal amigo , Fernanda e um grupo de ecoturista de Vitória que estavam acampados conosco foram de barco e eu um trekker de carteirinha fui pela trilha . Para  chegar a Lopes Mendes , a praia dos surfistas, passei por cerca de três praias praticamente desertas somente com ancoradouros e lancherias.Maravilhosas!

  
    Quando se chega nos pontos mais alto das trilhas a gente tem uma visão como essa da foto


Conhecemos também às Ruinas do Lazareto que era usado para a quarentena dos viajantes que iam para o Rio de |Janeiro e São Paulo no séc. XIX.

A preservação da mata atlântica da Ilha é um fato elogiável, mas a preservação da sua história que faz parte da história do Brasil  me parece que estão fazendo questão de que seja tudo esquecido.

Estou planejando fazer a volta a Ilha e escalar o Pico do Papagaio provavelmente em Novembro 2010

      
                                   Vista do Pico do Papagaio

* A volta à Ilha é feito em cerca de sete dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário