domingo, 15 de maio de 2011

A INDEPENDÊNCIA DO PARAGUAI E A INDEPENDÊNCIA DA NORUEGA

Ontem los hermanos  da República del Paraguai ou em guarani Tetã Paraguái, comemoraram os duzentos anos de sua independência, e eu por ser filho de paraguaia tomei a liberdade de fazer uma comparação entre Noruega e  Paraguai. Amigos paraguaios, considerem uma critica construtiva por favor. Aqui no Mato Grosso do Sul nós sofremos influências da cultura paraguai, seja na música (guarânia, polca, o rock latino), seja nos costumes(tomar tereré, comer chipa, bori bori, sopa paraguaia), na comunicação falamos o portunhol.  

Foto:Cerro Muralha
O Paraguai e a Noruega são paises com uma área territorial pequena, o primeiro com cerca de 406.000 km² e o segundo com 385.000 km², se comparados com o território brasileiro. E o que mais  ambos paises tem em comum? 
  
Em ambos os paises a maioria do povo tem a mesma religião. Paraguai 89,6% catolicismo romano-Noruega 90% protestantismo; falam o mesmo Idioma- paraguaios falam em Guarani e espanhol e noruegueses falam em sami e norueguês; mesma origem étnica- paraguaios descendentes de guaranis e noruegueses descendentes de vikings. Se o paraguai foi invadido na triplice aliança a Noruega foi ocupada pelos nazistas em 1940.Só que a Noruega não foi governada pelo ditador Stroesner durante 40 anos.

AS DIFERENÇAS

O Paraguai conseguiu sua independência da Espanha em 14/05/1811 a Noruega em 07/06/1905 quase 100 anos depois.
O Paraguai não tem saida para o mar mais em compensação a maioria do seu solo é fértil-a maior parte do território norueguês é impróprio para agricultura.
A Noruega explora o petróleo , cujo lucro uma parte vai para a previdência social. O Paraguai tem muitos recursos minerais que ainda não foram explorados e a maior parte dos trabalhadores nem previdência tem. 

Na Noruega quanto maior a renda do cidadão o valor do *imposto é maior, no paraguai rico e pobre pagam o mesmo valor para o fisco só que os serviços públicos na Noruega são de qualidade bem superiores que os do Paraguai. Na Noruega ninguém pode reclamar do "Estado forte" que alguns brasileiros criticam.Até aqueles que "desviam" verba do erário e que na copa do mundo aparecem fantasiados de patriotas querem reclamar do "Estado Forte". 

Indios de etnia macá expõe artesanto
Na Noruega (Estado Forte)o índice de corrupção é baixíssimo . O Paraguai é considerado um  dos paises mais corruptos do mundo. Que "negócio" é esse de compatriota enganar compatriota?!Que coisa feia! 

A Noruega tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano do planeta e o Paraguai um dos piores.

Aonde esse Andarilho Brasiguaío quer chegar
Os paraguaios como também nós  brasileiros, precisam lutar por um estado de bem estar social capitalista, próspero e  forte, para dividir riquezas , combater a corrupção e cobrar impostos justos. O contrário de bem estar social é o mau estar social com corrupção, evasão, invasão, insegurança pública, ingerência de recursos públicos, desvio de verba(que é ladroagem mesmo!)...é o que vemos na mídia todo santo dia. E o que se ouve e o que se vê(em vídeo) e a imprensa tem que dizer: " 'suposto(?!)' esquema de corrupção".  E o que não vemos e não sabemos? Dai a César o que é de Cesar, desde que "Cesar" não enfie no rabo das p... ou no próprio o dinheiro público.

*Na edição de maio/2011 a revista superinteressante publicou um artigo de Fernando Brito sobre a impossibilidade de sociedades evoluidas sem a existência do imposto ou tributo. 

Pensamento: O imposto é como o iluminismo e o protestantismo, se não existissem estaríamos presos na idade média. O problema do imposto deve ser encarado como a arma e o próprio dinheiro. Na mão de pessoas boas o dinheiro é uma benção, na mão de psicopatas é uma desgraça.

2 comentários:

  1. povo guerreiro parece nos brasileiros de raça o força pois se alguem querer uma prova de força ta i.

    ResponderExcluir