Não podemos deixar de dizer que Martinho Lutero sofreu forte influência de cristãos de fora da Igreja Romana. Na idade média já existia cristãos separados da Igreja Romana, que cultuavam Deus escondidos da autoridade papal em cavernas ou no meio do mato como é hoje na República "Popular" da China e em outros paises intolerantes.É considerado pela história como o inicio da Reforma Protestante a afixação pelo monge Agostiniano das 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Um dos exemplos desses cristãos que viviam escondidos são os valdenses que quando descobertos pelo Santo Oficio eram "exemplarmente" punidos.Lutero também foi fruto do pensamento renascentista. E a invenção da imprensa por Gutemberg foi o efeito multiplicador .Outros grandes reformadores são Jhon Knox , Zwinglio e João calvino.
Estátua de Martinho lutero
O PROTESTANTISMO NO BRASIL
O protestantismo conseguiu se estabelecer no Brasil a partir do século XIX, com a chegada de imigrantes Europeus e Norte-Americanos, oriundos de missões das chamadas denominações históricas Metodistas, Congregacionais, Presbiterianos e Batistas.
A primeira estratégia de penetração dos presbiterianos-responsáveis pela implantação do protestantismo na Bahia e em Sergipe - foi compreender o modus vivendi do brasileiro e a partir daí estruturaram um plano de ação no qual a educação constitui-se na principal estratégia de propaganda das idéias de uma civilização cristã com novos padrões intelectuais e morais, moldada na fé.
Pensamento: O protestantismo foi uma das fontes das quais o Iluminismo bebeu.
Assim como o Brasil é o país com mais católicos do mundo os paises escandinavos ou nórdicos, são considerados nação com população acima de 90% de protestantes.
Nota: O Protestantismo no Brasil. Fonte de pesquisa INEP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário