quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CAMINHOS DA DEMOCRACIA - PROTESTANTISMO E DEMOCRACIA UMA COMBINAÇÂO PERFEITA.

Muitas reivindicações de hoje deveriam ter a frente os protestantes, como por exemplo a luta pela  preservação da natureza , moradia digna à todos,distribuição de renda e terra, a questões da saúde, previdência , segurança pública ,reivindicação junto aos parlamentares para regularização do dispositivo da constituição que fala sobre o imposto sobre fortuna (ponto importante  para a distribuição de renda) e etc.... Tivemos Mandela e a Igreja Metodista na Africa do Sul  contra o apartheid  , sendo perseguidos, Mandela preso , Escolas Metodistas queimadas. Depois de muita luta conseguiram a democracia, não conseguiram sozinhos, mas movimentaram  o povo e incomodaram os poderosos que acham que tudo que existe no mundo é deles.  Nós temos do nosso lado a  nossa história.  O Pastor Batista  Martin Luther King
um homem que lutou pelos direitos civis do seu povo .  Nós sabemos que o Brasil  não é totalmente democrático. Existem ainda muitos municipios que o prefeito se porta ainda como se fosse um rei - não aceita criticas, governa como um absolutista, um soberano .A segurança pública em muitos casos não nos garante o direito de ir e vir.




Protestantes protestam, ou pelo menos deveriam faze-lo para honrarem a nomenclatura. Numa democracia o povo expressa  sua vontade. Uma democracia não existe onde não se pode exprimir desejos e vontades, fazendo protesto. Portanto protestantismo e democracia é uma combinação perfeita. Ou pelo menos deveria de ser. O protesto de Martinho Lutero era puramente teológico, mas teve consequências, politicas, econômicas  e sociais.



                                           Metodista Mandela Ex-Presidente da Àfrica do Sul


UMA DAS MARCAS DA REFORMA PROTESTANTE É O "SACERDÓCIO UNIVERSAL". Essa teologia diz que cada um, independemente de classe social,clerical, politica,ou ecônomica, pode e deve ter acesso direto a Deus. Ora , se o acesso é dado a Deus, porque não também ter acesso ao voto, á decisão , ao protesto, à democracia.


NÃO FOI POR COINCIDÊNCIA que o modelo protestante foi o melhor companheiro para a implantação da democracia moderna.



Willian Wilberforce , Politico Abolicionista




Jamelão é um cara andarilho , morador de rua. Certa vez perguntei para ele: Jamelão , qual é o seu maior sonho na vida?
"O nosso sonho, chefia, é que todos tenham direito a uma moradia digna , trabalho, previdência,  educação de qualidade , segurança pública, ás três refeições sagradas .... A gente não pensa, chefia, que todos tem que ter uma ferrari, mansão , corrente de ouro no pescoço e várias 'muié'."

Pensamento: O dia que eu ver o sonho do Jamelão concretizado nunca mais vou criticar o que quer que seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário