sábado, 28 de novembro de 2009

CIMI DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA INDIGENAS NO MS

O Conselho Indigenista Missionário , ditribuiu release para à imprensa ontem denunciando ataques de jagunços aos povos indigenas guarani em uma fazenda em Coronel Sapucaia.

O site do CIMI também denuncia esse ataque ocorrido na madrugada de 25 de Novembro ocorrido no interior da Fazenda Madama cuja àrea tradicionalmente pertence aos indigenas guarani.
Em Janeiro de 2007 , durante um despejo, seguranças particulares ou jagunços assassinaram a rezadeira Julite Lopes de 70 anos.

Trechos do Informe 891 publicado ontem no site do CIMI http://www.cimi.org.br/

"Um grupo de fazendeiros e seus seguranças particulares ameaçaram com vários tiros e cachorros os cercas de 250 Guarani Kaiowá  que retomaram ,ontem, 25 de novembro, parte de sua terra tradicional(Kurussu Ambá)...
diversos carros se aproximaram da área retomada pelos indios e foram ouvidos muitos disparos. A comunidade assustada se escondeu no mato...
A comunidade de Kurussu Ambá está vivendo há 4 anos na beira da rodovia MS 289 que liga Amambai Coronel Sapucaia, onde crianças sequer tem àgua potável...além de Julite , foi assassinado , em julho de 2007, Ortiz Lopes, outra liderança. E segundo denúncia dos indigenas, em maio de 2009, foi assassinado também Osvaldo Lopes. Nenhum inquérito sobre esses assassinatos foram concluidos. Outros cinco indigenas da comunidade tem cicatrizes de feridas de bala pelo corpo pois foram atingidos durante um ataque de seguranças particulares contra o grupo."




OS GUARANIS PEDEM URGENTE A PRESENÇA DO MPF , PF  E FUNAI.


Indio no lixo
Indio mendingo
Você não era assim
Se hoje chora
Eu to sabendo
Mataram o seu curumim

Estupram suas meninas
Que se perdem depois
È triste ver o seu fim
O extermindio é assim...

Música Extermindio  da Banda Olho de Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário