sábado, 28 de novembro de 2009

CIMI DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA INDIGENAS NO MS

O Conselho Indigenista Missionário , ditribuiu release para à imprensa ontem denunciando ataques de jagunços aos povos indigenas guarani em uma fazenda em Coronel Sapucaia.

O site do CIMI também denuncia esse ataque ocorrido na madrugada de 25 de Novembro ocorrido no interior da Fazenda Madama cuja àrea tradicionalmente pertence aos indigenas guarani.
Em Janeiro de 2007 , durante um despejo, seguranças particulares ou jagunços assassinaram a rezadeira Julite Lopes de 70 anos.

Trechos do Informe 891 publicado ontem no site do CIMI http://www.cimi.org.br/

"Um grupo de fazendeiros e seus seguranças particulares ameaçaram com vários tiros e cachorros os cercas de 250 Guarani Kaiowá  que retomaram ,ontem, 25 de novembro, parte de sua terra tradicional(Kurussu Ambá)...
diversos carros se aproximaram da área retomada pelos indios e foram ouvidos muitos disparos. A comunidade assustada se escondeu no mato...
A comunidade de Kurussu Ambá está vivendo há 4 anos na beira da rodovia MS 289 que liga Amambai Coronel Sapucaia, onde crianças sequer tem àgua potável...além de Julite , foi assassinado , em julho de 2007, Ortiz Lopes, outra liderança. E segundo denúncia dos indigenas, em maio de 2009, foi assassinado também Osvaldo Lopes. Nenhum inquérito sobre esses assassinatos foram concluidos. Outros cinco indigenas da comunidade tem cicatrizes de feridas de bala pelo corpo pois foram atingidos durante um ataque de seguranças particulares contra o grupo."




OS GUARANIS PEDEM URGENTE A PRESENÇA DO MPF , PF  E FUNAI.


Indio no lixo
Indio mendingo
Você não era assim
Se hoje chora
Eu to sabendo
Mataram o seu curumim

Estupram suas meninas
Que se perdem depois
È triste ver o seu fim
O extermindio é assim...

Música Extermindio  da Banda Olho de Gato

terça-feira, 24 de novembro de 2009

OS CAMINHOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.A TENDÊNCIA DA EMPRESA QUE NÃO COBRA SEUS DEVEDORES É FALIR.

A "Rede Globeleza" de tempos em tempos noticía , e com muita parcialidade  a questão da Previdência Social. Observem que ela, sutilmente, nunca fala dos grandes devedores da Previdência e nem tampouco dos grandes desvios de verbas para outros fins (como a construçao da Transamazonica e etc,etc... ) que  com certeza ajudam ou ajudaram a criar o chamado déficit da Previdência Social . Os culpados segundo os economistas da Globo sempre são o funcionalismo público  e os benefícios pagos pela previdência Social cuja maioria são no valor de 1 salário minimo. Outro enfoque que eles dão em suas reportagens são os  indices do IBGE que diz que a população brasileira esta vivendo em média muito mais e melhor. Qual população , qual classe? Eu mesmo sou um tipico brasileiro que começou a trabalhar cedo. Com 10 anos de idade já ajudava meu pai na construção civil e com 12 arrumei um emprego numa loja de material de construção, sendo que só fui registrado aos 16 na Loja Riachuelo como empacotador e depois exército , estado e por fim, por sorte, trabalhando agora para União. . A questão é: Se o trabalhador começa a trabalhar cedo (com 10, 12  ou 16 anos) não tem direito de se aposentar mais cedo ? Não sou contra quem começa a trabalhar depois de formado. Prá mim é mérito da pessoa e o país ganha com mão-de-obra qualificada. Só acho uma injustiça a pessoa contribuir 35 anos e aos 53 de idade  ter que esperar completar a idade de 60 anos para se aposentar.



O QUE ELES QUEREM

O que "eles" querem é nivelar o trabalhador brasileiro sofrido com o trabalhador nórdico que geralmente na infância e na juventude estudam e começam a trabalhar depois de formados  .E o que eles querem!?Simples. Jogar todo o fardo (de novo) para às costas do trabalhador e até dos empresários sérios que pagam os seus impostos.


Pensamento: Qualquer humilde vendedor ambulante sabe que se não cobrar seus devedores vai falir.
E Mirian Leitão não sabe disso. Jesus!

O PRÉ-SAL É NOSSO (DO POVO BRASILEIRO)

sábado, 21 de novembro de 2009

CAMINHO PELA PAZ. EX-PADRE VALDO PEDALA PELA PAZ

Meu grande amigo ex-padre Valdo  encontra-se no momento pedalando na America Central . De acordo com o último relato que recebi no meu email ele  está em El Salvador. Em meados de 2005 tivemos a honra de hospedar esse grande aventureiro em nossa "cabana" quando nos contou  suas histórias degustando um bom vinho chileno. Uma frase dele que eu nunca me esqueci  : " Se você quiser ser um aventureiro não ligue para o que os outros vão dizer ou pensar de você".   O ex-padre decidiu largar da batina depois de uma depressão e obesidade mórbida .Se tornou atleta com 59 anos.O Projeto particular chama-se Volta ao Mundo pela paz.




Padre Valdo na sua Cruzbike

Estamos torcendo pelo Valdo. Esperamos que na volta ele passe por aqui para decansar , nos contar a história do caminho e degustar um bom vinho. Força Sempre amigo.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OS CAMINHOS DA MÚSICA. JOTA QUEST E MUCHILEIROS NO MOTORCICLE


                                       Foto:Lagunanews                                                                                               
O Andarilho pegou a mochila, colocou nas costas e foi para o  Encontro de Motociclistas que movimentou a fronteira Brasil/Paraguai no final de semana. No sábado foi uma festa de muito rock  com a banda Muchileiros dando o seu recado num dos bares mais badalado da cidade fronteiriça de Ponta Porã. Não fui ao Show deles devido estar muito cansado , pois tinha feito uma caminhada no PN Cerro Corá à tarde, mas fiquei sabendo que na realidade foi um verdadeiro concerto de rock (qualquer duplinha de breganejo é chamado de show hoje em dia) . Meu irmão me disse que eles fecharam o concerto com a música pride do U2 sendo cantada por todos os presentes. Fiquei muito contente, pois pride(em nome do amor) do U2 é uma música em homenagem a Martin Luther King um homem que admiro muito. No palco principal do evento se apresentou uma das bandas mais famosas de *funk autentico do Brasil a Jota Quest . Antes do inicio do show o apresentador que fez a abertura do mega show disse: "Aqui está parecendo woodstock!". Realmente, estava parecendo, mas faltou uma banda de rock. Poderia ser os Muchileiros que tem alguns dos seus integrantes da cidade de Ponta Porã-Ms.



Arquivo pessoal

PONTO NEGATIVO DA FESTA

                                       O motociclismo tem a sua tradição roqueira, mas adivinhem quem estava querendo fazer barulho numa festa que não tem nada a ver com eles? Aliás fez muito barulho. O "funk" e o breganejo como sempre querendo invadir a praia dos outros. Como diz o jornalista Alexandre Figueiredo:"O 'funk' e o breganejo não se contentam em ter seu espaço ".

domingo, 8 de novembro de 2009

O CAMINHO DOS HUMANISTAS

O CAMINHO DOS HOMENS QUE PACIFICAMENTE BUSCARAM MELHORAR A VIDA DE SEUS SEMELHANTES.

PASTOR MARTIN LUTHER KING

Lutou pelos direitos civis do povo negro.






MAHATMA GANDHI                                                                                                                               

Lutou pela independência da India.                                                                                                              





NELSON MANDELA                                                                                                                    

Lutou contra o terrivel Apartheid com o apoio da Metodista e Banda de Rock Irlandesa U2           

       
Eles provaram que um pacificador apenas quer, pacificamente, libertar e não agradar.


"BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES..."

sábado, 7 de novembro de 2009

CAMINHOS DA LITERATURA - LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE A ERA SARNEY ACABA EM PANCADARIA.



O lançamento do livro "Honoráveis Bandidos - Um Retrato do Brasil na era Sarney"  acabou em pancadaria quando um grupo de jovens  invadiu  o Auditório do Sindicato dos Bancários , durante o lançamento.

"A ordem de tumultuar veio do Palácio dos Leões(leões brabos ,em!), ou seja da "ilustre"governadora Roseana Sarney." Conforme disse o jornalista Palmério Dória.

As livrarias de São Luis se recusaram a abrigar o evento com medo da familia Sarney.

Fonte : BOL e G1                                                                                                                                       

Comentário do site VEJA.COM:"Aprendizes de jagunços a serviço de Sarney invadiram nesta quinta-feira a sede do sindicato dos Bancários ..."





 Pensamento: Liberdade  de expressão e de pensamento é um direito de qualquer cidadão num estado democrático.




quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CAMINHOS DA DEMOCRACIA - PROTESTANTISMO E DEMOCRACIA UMA COMBINAÇÂO PERFEITA.

Muitas reivindicações de hoje deveriam ter a frente os protestantes, como por exemplo a luta pela  preservação da natureza , moradia digna à todos,distribuição de renda e terra, a questões da saúde, previdência , segurança pública ,reivindicação junto aos parlamentares para regularização do dispositivo da constituição que fala sobre o imposto sobre fortuna (ponto importante  para a distribuição de renda) e etc.... Tivemos Mandela e a Igreja Metodista na Africa do Sul  contra o apartheid  , sendo perseguidos, Mandela preso , Escolas Metodistas queimadas. Depois de muita luta conseguiram a democracia, não conseguiram sozinhos, mas movimentaram  o povo e incomodaram os poderosos que acham que tudo que existe no mundo é deles.  Nós temos do nosso lado a  nossa história.  O Pastor Batista  Martin Luther King
um homem que lutou pelos direitos civis do seu povo .  Nós sabemos que o Brasil  não é totalmente democrático. Existem ainda muitos municipios que o prefeito se porta ainda como se fosse um rei - não aceita criticas, governa como um absolutista, um soberano .A segurança pública em muitos casos não nos garante o direito de ir e vir.




Protestantes protestam, ou pelo menos deveriam faze-lo para honrarem a nomenclatura. Numa democracia o povo expressa  sua vontade. Uma democracia não existe onde não se pode exprimir desejos e vontades, fazendo protesto. Portanto protestantismo e democracia é uma combinação perfeita. Ou pelo menos deveria de ser. O protesto de Martinho Lutero era puramente teológico, mas teve consequências, politicas, econômicas  e sociais.



                                           Metodista Mandela Ex-Presidente da Àfrica do Sul


UMA DAS MARCAS DA REFORMA PROTESTANTE É O "SACERDÓCIO UNIVERSAL". Essa teologia diz que cada um, independemente de classe social,clerical, politica,ou ecônomica, pode e deve ter acesso direto a Deus. Ora , se o acesso é dado a Deus, porque não também ter acesso ao voto, á decisão , ao protesto, à democracia.


NÃO FOI POR COINCIDÊNCIA que o modelo protestante foi o melhor companheiro para a implantação da democracia moderna.



Willian Wilberforce , Politico Abolicionista




Jamelão é um cara andarilho , morador de rua. Certa vez perguntei para ele: Jamelão , qual é o seu maior sonho na vida?
"O nosso sonho, chefia, é que todos tenham direito a uma moradia digna , trabalho, previdência,  educação de qualidade , segurança pública, ás três refeições sagradas .... A gente não pensa, chefia, que todos tem que ter uma ferrari, mansão , corrente de ouro no pescoço e várias 'muié'."

Pensamento: O dia que eu ver o sonho do Jamelão concretizado nunca mais vou criticar o que quer que seja.


domingo, 1 de novembro de 2009

OS CAMINHOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

O presidente da ANASPS - Associação Nacional dos servidores da Previdência Social, declarou num artigo do Jornal Anasps desse bimestre , que  governos que se sucederam , incluindo os do regime militar, desviaram recursos da Previdência Social  para outros fins , principalmente para obras como a Ponte rio Niterói, CSN, Transamâzonica e outros desvios que prefiro nem citar aqui.


E informou que o Ministro da Previdência Social Deputado José Pimentel, está propondo ao Presidente Lula que os recursos do pré-sal seja ,uma parte, para financiar  Previdência Social (como acontece na Noruega) para cobrir as despesas com benefícios rurais( cuja arrecadação não cobre as despesas com beneficios da área rural) . Quer dizer que a contribuição do bilionário Agronegócio  não cobre  as despesas com os aposentados rurais?




Pensamento: A verdade é dona de si mesma um dia tudo vem à tona. Pena que "em alguns países" a verdade demora para aparecer. Quando aparece quantos já se foram sem ao menos ter o gostinho de ve-lá,como eu vi. "O que me preocupa é o silêncio dos bons".