domingo, 29 de maio de 2011

TREKKING CAMINHOS E TRILHAS.Em comemoração ao 2º ano desse blog, eu republico a 1ª Postagem de 11 abr 2009.


PARQUE NACIONAL DO CERRO CORÁ
Sede do Parque- abril/2009
O Parque Nacional do Cerro Corá fica localizado à cerca de 34 km de Pedro Juan Caballero divisa com a cidade brasileira de Ponta Porã. Pedro Juan Caballero é uma cidade muito procurada por turistas de todo o Brasil , principalmente nos feriados , onde milhares de turistas procuram produtos importados nos Shopping's lojas e casillas(camelódromo)no Paraguai.A maioria dos produtos são chineses, com tecnologia de primeiro mundo, fabricados com mão de obra com um salário de quinto mundo. Infelizmente a maioria ,ou melhor dizendo quase a totalidade desses turistas desconhecem que existe bem perto da fronteira um atrativo ecoturístico muito importante e interessante com um museu e área para piquenique,camping com churraqueira próximo ao rio aquidaban e uma trilha que leva até um cerro que dá uma vista muito legal. Eu passei a gostar do "Cerro" quando fiz a minha primeira caminhada ali em 2002. Gostei do "cerro" por  causa da memória cultural que ali se encontra e pela beleza da sua flora e fauna , além de tudo dos seus cerros com suas formas única.Acima vemos a fachada da sede do Parque Nacional do Cerro Corá que ainda é desconhecido da maioria dos sul-matogrossenses.

Vista dos cerros no descampado 2009
Além das belezas naturais o parque guarda a história da guerra da tríplice aliança(1865-1870) e um museu que expõe importantes documentos históricos(facas, espadas, utensílios dos soldados como panela, livros e anotações da época).Para nós que moramos na fronteira é um lugar de fácil acesso já que fica na rodovia "ruta quinta" a cerca de 400 kilômetros de Campo grande-MS. Para quem gosta de trekking nós temos uma trilha de baixa dificuldade que é a trilha do cerro muralha ,aonde temos uma vista como a da foto ao lado. Várias vezes já fiz a trilha do muralha sozinho, outras poucas com amigos. Um casal de amigos e outras pessoas me disseram  que deixaram de fazer caminhadas por lá devido terem ouvido gritos e tropel de cavalos.Uma vez ouvi um barulho na mata , alguma coisa desceu da àrvore ao lado da trilha  quebrando tudo, provavelmente um animal. Na hora que ouvi aquele barulho todo , dei um grito:"Jesus!!!" Um arrepio percorreu o meu corpo, o coração bateu mais forte e a adrenalina foi à mil. Para quem gosta da natureza selvagem esse parque é ótimo, praticamente ninguém percorre suas trilhas. Dos anos que eu caminho por lá , cerca de uma década, só uma vez encontrei um grupo de estudantes do paraguai e outras duas dois gringos solitários. IMPORTANTE:Os guardas do parque são legais e a entrada é franca. Leve àgua e lanche. Em 45 minutos de carro  do centro de Ponta Porã ,chega-se na sede do parque, e em  seis horas consegues visitar e fotografar os principais atrativos do parque(aeroporto, rio aquidaban, museu,  panteon de los heroes e trilha do muralha). Para acampar deves pedir permissão para os guarda-parque.  

Foto-automática de Edílson trekking. -Vai um tereré com ervas amargas que acalmam e curam?

*INFORMAÇÕES:

Partindo de Campo Grande-MS o principal acesso a Ponta Porã e Pedro Juan Caballero é através da Br 163

O acesso ao Parque Nacional Cerro Corá é pela ruta V, que liga Pedro Juan caballero à Assunção,seguindo num desvio no km32

Fronteira brasil-paraguai abril/2009

4 comentários:

  1. ...Massa LokOO! enfim akiii!hehe

    ResponderExcluir
  2. Edilson, descobri seu blog hoje! Sou mineira perdida em Campo Grande, amante de esportes ao ar livre mas sem nenhum contato aqui em MS. Existe algum grupo de Trekking por aqui ou algo que o valha? carolaribeiro@hotmail.com Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol! Na realidade nós temos um lá em Ponta Porã/Pedro Juan Caballero e desde já está convidada para participar do nosso grupo.Obrigado por estar seguindo o meu blog , fique á vontade para comentar, criticar e opinar.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Paulinha. Sempre que posso leio os seus artigos , suas poesias e pensamentos.

    ResponderExcluir