sábado, 15 de janeiro de 2011

Que graça tem em subir uma montanha?

Edilson Trekking subindo Pico da Bandeira
Alguns sem graça, querendo ter graça me perguntam qual o prazer que se tem em subir uma montanha e chegando lá descer. Eu sou um cara que tem certeza que gosto deve ser discutido sim. Eu por exemplo não gosto do BBB e da "MPB"(música popularesca brasileira) só que o povão gosta, e podem ouvir à vontade só que incomoda porque "penduram" o auto-falante dos seus carros ou casas no ouvido dos outros e como um bate-estacas toca nas rádios, repetidas vezes, e em programas de auditório na TV aos domingo, deixando o domingo muito mais tedioso do que já é. Tudo o que é imposto pela midia é uma chatice.

PORQUE SUBIMOS MONTANHAS

Quando um trekker ou montanhista vai para uma região do Brasil ou exterior ele não vai somente para subir a montanha . Subir uma montanha  é apenas um objetivo, existem outras coisas que envolve subir ou escalar uma montanha. Abaixo eu cito algumas outras coisas que envolve  "subir uma montanha".

1 - Conhecer a história do lugar 
2 - Interagir com culturas,povos e apreciar a culinária(hummm!) do local visitado. Em alguns paises e região do Brasil, degustar um bom "vino" acompanhado de um prato tipico na Pousada para relaxar depois da caminhada ou escalada.     
3-  Fotografar ou filmar(cujas fotos da montanha, tribos, vilas, comunidades, rios e cachoeiras, tiradas de locais e  de ângulos que as pessoas  jamais veriam se não fosse por um montanhista ou trekker)
4- Interagir com a cultura local e outros alpinistas, montanhistas e trekker que representam outras culturas e paises diversos(israelenses, noruegueses, argentinos, paraguaios, bolivianos...)  e às vezes até dividir o peso da mochila e o pão com eles.
5- Existem muitas comunidades que vivem do ecoturismo.Trekkers e montanhistas são os que mais levam divisas e além do mais tem consciência ecológica. Tem muitas "tribos" que só levam barulho, latinha de cerveja e bagunça. 


Vejam o relato , fotos e videos da trekker/montanhista Bia, que se encontra no Himalaia desde outubro/2010. Vejam no http://cucadeprata.blogspot.com


"Viajar subir às montanhas , festejar tudo o que for vida."


Um abraço e uma canção

Eu quero um abraço
Abraço do indio
do branco e do negro

Uma canção para Martinho
e também para Agostinho
Um caminhar de Francisco
e de todos os peregrinos

Cantar um "espiritual" aos filhos
e também às criaturas
Falar das virtudes do exército
da paz, do  Xavier e da salvação

2 comentários:

  1. "Todos querem subir ao topo da montanha...
    mas poucos sabem que a verdadeira felicidade e crescimento, ocorrem quando você esta ecalando-a"

    (Johnny carlos Pimentel)

    Edilson,

    Parabéns por saber viver a vida! Viver é esta arte de saber arriscar...e saber explorar tudo o que temos de mais bonito e prazeroso.

    Beeijos *-* Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante como ouvimos essa pergunta das pessoas quando praticamos este esporte. É complicado explicar a sensação de conexão com você mesmo e a natureza quando estamos trilhando caminhos entre as matas e as montanhas. As pessoas têm diferentes formas de se encontrar, mas com certeza a forma como postou aqui explica muito bem o que é fazer parte desta tribo.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir