sábado, 22 de janeiro de 2011

Banda Muchileiros para mochileiros . O canto dos livres da fronteira.



Música Frontera ( composição: Sória)

A banda Muchileiros é a única banda de rock do MS que vive exclusivamente de música. Levando em suas mochilas instrumentos diversificados da região de fronteira com o Paraguai, Argentina, Bolivia e região dos Andes, cantando às várias vertentes do pop-rock em guarani , português, inglês e espanhol,  surfando entre versões de clássicas canções  e atravessando todas as fronteiras da música. A banda compõem músicas próprias e é composta por Sória (gaita, guitarra,solo, voz), Guerreiro(bateria), Carlos Bagre(acordeão, guitarra solo,voz) e Edinho(baixo).  Essa rapaziada também curte montanhismo, aventura, viagem de mochila e trekking. A filosofia deles é parecida com a de Cenair Maicá(músico gaúcho). Cantar livremente canções que saem da alma , coração e mente. Eles fazem shows de Quarta à domingo em Campo Grande- MS. 

Quem gosta de aventura, cultura,montanha, mochila, amizade  e rock in roll com certeza vai gostar da música dessa rapaziada esperta.

Mbo'aje ja reko arã tava kuerandi (respeito devemos ter por todos os povos)

Bienvenidos amigos a la frontera

domingo, 16 de janeiro de 2011

Video do Exército Brasileiro do terremoto que devastou Porto Principe.

Meu irmão postou para mim um video gravado pela câmera de segurança da base Gen. Bacelar no Haiti no momento do terremoto em 12 janeiro de 2010. Videos foram publicados inicialmente no IG.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Que graça tem em subir uma montanha?

Edilson Trekking subindo Pico da Bandeira
Alguns sem graça, querendo ter graça me perguntam qual o prazer que se tem em subir uma montanha e chegando lá descer. Eu sou um cara que tem certeza que gosto deve ser discutido sim. Eu por exemplo não gosto do BBB e da "MPB"(música popularesca brasileira) só que o povão gosta, e podem ouvir à vontade só que incomoda porque "penduram" o auto-falante dos seus carros ou casas no ouvido dos outros e como um bate-estacas toca nas rádios, repetidas vezes, e em programas de auditório na TV aos domingo, deixando o domingo muito mais tedioso do que já é. Tudo o que é imposto pela midia é uma chatice.

PORQUE SUBIMOS MONTANHAS

Quando um trekker ou montanhista vai para uma região do Brasil ou exterior ele não vai somente para subir a montanha . Subir uma montanha  é apenas um objetivo, existem outras coisas que envolve subir ou escalar uma montanha. Abaixo eu cito algumas outras coisas que envolve  "subir uma montanha".

1 - Conhecer a história do lugar 
2 - Interagir com culturas,povos e apreciar a culinária(hummm!) do local visitado. Em alguns paises e região do Brasil, degustar um bom "vino" acompanhado de um prato tipico na Pousada para relaxar depois da caminhada ou escalada.     
3-  Fotografar ou filmar(cujas fotos da montanha, tribos, vilas, comunidades, rios e cachoeiras, tiradas de locais e  de ângulos que as pessoas  jamais veriam se não fosse por um montanhista ou trekker)
4- Interagir com a cultura local e outros alpinistas, montanhistas e trekker que representam outras culturas e paises diversos(israelenses, noruegueses, argentinos, paraguaios, bolivianos...)  e às vezes até dividir o peso da mochila e o pão com eles.
5- Existem muitas comunidades que vivem do ecoturismo.Trekkers e montanhistas são os que mais levam divisas e além do mais tem consciência ecológica. Tem muitas "tribos" que só levam barulho, latinha de cerveja e bagunça. 


Vejam o relato , fotos e videos da trekker/montanhista Bia, que se encontra no Himalaia desde outubro/2010. Vejam no http://cucadeprata.blogspot.com


"Viajar subir às montanhas , festejar tudo o que for vida."


Um abraço e uma canção

Eu quero um abraço
Abraço do indio
do branco e do negro

Uma canção para Martinho
e também para Agostinho
Um caminhar de Francisco
e de todos os peregrinos

Cantar um "espiritual" aos filhos
e também às criaturas
Falar das virtudes do exército
da paz, do  Xavier e da salvação

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VIAGEM ADIADA

trilhaseaventuras.com.br
Estava pretendo ir para Petrópolis no dia 25 próximo para percorrer a trilha até Teresópolis que é  considerada uma das travessias mais bonitas do Brasil, infelizmente com a catástrofe natural ocorrido naquela região decidi adiar a caminhada no RJ.  Estava pretendendo ir como voluntário para ajudar às vitimas só que em reunião com meus familiares hoje a tarde, pediram para eu desistir da idéia já que meus país são idosos e  ficariam muito preocupados comigo. Às imagens que vi no jornal nacional  me deixou profundamente comovido. A imagem da menina de 15 anos grávida e que estava em trabalho de parto... enfim toda aquela gente sofrendo...hoje chorei. Hoje eu chorei. Ninguém é de ferro meus amigos. Mais é preciso ter força. 

Edilson. Em frente S. Babilônia
Em 1996 me perdi na serra da babilônia em minas e fui salvo por um ermitão que me indicou o caminho para um vilarejo próximo a São Roque. Quando vi aquele pobre homem barbudo, sujo em farrapos eu chorei. Ele olhou para mim e disse a seguinte frase que marcou por toda a minha vida:

"Quando você chora por compaixão pelo ser humano é sinal de que você ainda não perdeu a sua alma, quando você vê o sofrimento humano e começa a não sentir nada,  é sinal de que você está perdendo sua alma".  

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MONTANHISMO. Bernardo Collares Será homenageado sábado.

Monte FitzRoy (cerca de 3.400 metros), próximo do povoado de El Chaltén, na Patagônia argentina
Monte Fitzroy (3.400m)
Está sendo preparada no próximo sábado na cidade do Rio de Janeiro uma homenagem ao montanhista Bernardo Collares Arantes. Na parte da manhã  serão espalhados escaladores na face do pão de açucar e à tarde haverá uma homenagem na praça Gal. Tiburcio.O acidente ocorreu na semana passada quando escalava o cume de Fitz Roy na região de El Cháten na Argentina jutamente com a sua amiga Kika Bradford. A morte fisica de um dos mais experientes alpinistas do Brasil entristeceu o povo da montanha. Montanhistas de  São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas e Paraná também estarão homenageando o alpinista no próximo dia 15.
Foto: Reprodução da Internet
Bernardo Collares e Kika Bradford
Bernardo e Kika formavam uma das duplas mais fortes do montanhismo brasileiro com todos os cursos possiveis, larga experiência, com várias escaladas no Brasil e no exterior e eram guias federados de montanha. Bernardo é o segundo montanhista que perdemos em 18 meses. Em julho de 2009 Gabriel buchmann, de 28 anos, se perdeu no monte Mulanje na região do Malawi na Àfrica e seu corpo foi encontrado em agosto do mesmo ano. 

"As montanhas são uma espécie de reino mágico onde por meio de algum encantamento eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo"
                                                                                 Bernardo Collares





domingo, 9 de janeiro de 2011

HOMOFOBIA. PLC 122 SERÁ ARQUIVADO.

Cumprindo com o Regimento Interno do Senado, os senadores poderão arquivar o PLC 122 que criminaliza a homofobia. Mesmo sendo aprovado pela Câmara e Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, faltam às análises das Comissões de Assuntos Sociais e de Constituição , Justiça e Cidadania, além, é claro ,do Plenário.

Na realidade a constituição já garante direitos iguais a todos os cidadãos. Se fosse aprovado o polêmico Projeto de Lei , certamente que os evangélicos poderiam requerer uma lei que criminalizasse a evangelicofobia que também existe em nosso meio(nas novelas da globo tem muito disso. Quero dizer: respeitam  muito um lado e desrespeitam o outro. Fazem chacota com pastores humildes e ignorantes e não nos contam história de pastores e missionários com curso de doutorado e mestrado na Noruega, Alemanha, Brasil,Cambridge,Harvard muitos deles pessoas que sairam da classe pobre ..., e que tem conduta favorável ao bem da coletividade  passam longe da telinha). Já imaginaram? Hoje no natal da globo! Deixaremos de apresentar o meteoro da paixão para passarmos a história da missionária evangélica que mesmo pobre fez mestrado em Harvard e que ajuda os pobres na Àfrica!  

Sem espírito de superioridade, digo com todas as letras: não cabe a nós desprezar, maltratar,odiar, humilhar, discriminar ou apedrejar o homossexual ou a lésbica, pois sabemos que vivemos em uma sociedade em que existem muitos outros desvios de conduta, como a injustiça , a avareza, o ódio, a idolatria, o consumismo, a arrogância... até mesmo no meio de nós...e de vós.

LEIA UM TRECHO DO TEXTO DA REVISTA ULTIMATO PUBLICADO NA COLUNA +NOTICIAS QUE EU CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

"HOMOFOBIA: NÃO CABE AO CRISTÃO DISCRIMINAR

'Além de não poder praticar nem dar seu aval à conduta sexual, adulterina e à homossexual, o cristão precisa aprender a arte da convivência com aqueles que as praticam. Por ter se comprometido espontaneamente com Cristo ao se converter, o cristão é membro de uma comunidade cristã e responsável por seu comportamento e testemunho. Porém, ele não é retirado do mundo, da sociedade no meio da qual vive. Segundo Paulo, o cristão não deve ficar separado dos não-cristãos, que vivem a seu bel-prazer. Para viverem separados, os cristãos 'teriam de sair deste mundo'(1 Co 5.10, NTLH), atitude com a qual Jesus não concorda.(...)"

Seria muita ignorância da minha parte quando contratar um trabalhador ou comprar livros, quadros e gostar de uma música, ou qualquer outra obra de arte que for,  perguntar qual a opção sexual de quem produziu a obra.E a Banda Barão Vermelho era com o poeta Cazuza uma boa banda de rock e continua a ser com Frejat. 

Parabéns ao Milton Alves que elegantemente com fina educação, publicou a noticia do arquivamento do  PLC no site LPC da Presbiteriana, sem muito alarde, sem ofender ninguém, mesmo significando para os pastores liberdade para expressar sua fé e falar o que está escrito num livro milenar.

"Seja forte ,na derrota inevitável, orgulhoso e tenaz: porém humilde e manso na vitória. Nos manteremos de pé nas tempestades e, nelas sentiremos compaixão pelos que tombam."

sábado, 8 de janeiro de 2011

FALTA DE MONITORES FECHA O PRINCIPAL ATRATIVO DO PN DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

Cachoeira Véu de noiva. foto Edilson
Desde o dia 4 (quarta-feira) a trilha que leva ao principal ponto turistico do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está fechada: o mirante da Cachoeira Véu de Noiva(foto). O motivo foi a falta de monitores para atender os visitantes. O Parque fica entre Cuibá e o municipio de Chapada em Mato Grosso.

Cerca de 500 pessoas visitam o parque diariamente. Só em janeiro de 2010 cerca de 15 mil pessoas visitaram o local.

Até dezembro de 2010, a prefeitura cedia funcionários ao ICMbio(Instituto Chico mendes), que administra o parque, mas o contrato não foi renovado. Atualmente só tem um funcionário da prefeitura o que se torna inviável uma só pessoa monitorar centenas de pessoas .

 Chapada dos Guimarães.Foto: Edilson  
Foi aprovado em dezembro, pelos vereadores, projeto de lei , que entre outros cargos, autoriza a contratação de mais quatro monitores para o Parque.

Quando trilhei  a chapada em março de 2003  as trilhas não eram monitoradas e havia várias placas de sinalização arrancadas e jogadas no mato por vândalos. A Chapada dos Guimarães é um lugar muito bonito é uma pena que muita gente ficou sem ver as belezas desse local.Esperamos que esse problema seja solucionado logo pelas autoridades competentes.