Meus pais deram quatro filhos para as forças armadas ,sendo que, somente um seguiu carreira. Somos todos "ficha-limpa" graças a Deus. A minha familia é democrática ,uns são de direita e outros são de esquerda, igualzinha a do saudoso *pastor Jaime Wright acreditamos que existam possibilidades tanto na esquerda quanto na direita mas não nas "bandas podres" destas.Como cristão eu acredito que o sistema de governo mais justo é o democrático , isso é pelo fato de eu ter sido educado numa denominação que sempre prezou pela defesa do sistema vigente e sermos perseguidos em outros sistemas mais rigidos e intolerantes. É importante frisar que essa denominação, na qual fui educado, apesar de ter sua origem na Universidade de Oxford-Inglaterra e primeiramente ter se expandido pela América do Norte , é autonôma . Quer dizer : não tem satisfação a dar à qualquer autoridade fora do Brasil, ou nação , a não ser, respeitar as leis e cultura dos paises aonde estiverem localizadas.Lógico, quando se diz autonôma é isso.
Eu servi em 1983 na Infantaria quando comecei a tomar gosto pela marcha ou caminhada. Nessa época estávamos caminhando rumo a "deusa" democracia. E a torcida era grande em favor da "deusa".He , he, he.
Lembro-me, como se fosse hoje, quando o Tenente ,Instrutor do Curso de Cabo ,nos ordenou redigir sobre o significado da palavra democracia. Eu escrevi: Democracia é uma forma de governo aonde todos tem direito de votos... e conclui o texto com a citação da frase de Abrahan Lincoln : "A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo." Depois disso o instrutor começou a dar as missões mais dificeis para fazer ,se tinha uma àrea de brejo para atravessar ,lá ia o soldado Edilson primeiro para depois o resto do pelotão passar". Mas tudo bem , o adestramento faz parte e é muito importante para preparar o militar para uma situação real de combate. Sinceramente, eu gostei de servir o exército, não foi um ano perdido como muitos dizem, pois foi dentro da caserna que aprendi a importância da disciplina e hierarquia que são às que nos garante a liberdade aqui fora. Muitos se perguntarão: Como assim?!
O ANJO DA GUARDA DA DEMOCRACIA
O ANJO DA GUARDA DA DEMOCRACIA
Num Estado Democrático de Direito as Forças Armadas exercem uma função de extrema importância que é o de proteger a constituição ,o país e a liberdade do seu povo. Não representa e nem apóiam nenhuma tendência politica nem grupo étnico ou social. A sua lealdade é ao Estado de Direito e a própria Democracia.
As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou partido único , mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.
* Pastor Presbiteriano Co-autor do Livro Brasil Nunca Mais e Tortura Nunca Mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário